Infantário o Principezinho

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 10 anos

2. Área aproximada da horta (m²)

20m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Área do Conhecimento do Mundo

3.3. N.º de alunos envolvidos

100

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

6

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Sempre que possível são dinamizadas atividades envolvendo as famílias, as mais emblemáticas são: confeção de chás provenientes da horta nas festas temáticas (dia do pai; dia da mãe; dia da família, entre outras); são ainda desenvolvidas atividades com as crianças em que fazem continuidade do trabalho desenvolvido no Infantário em casa, como por exemplo, semear na escola e levar para casa para cuidar.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Desenvolvimento da cooperação entre pares; maior preocupação e cuidado com o meio ambiente; interesse em saber se uma determinada planta é comestível ou não;

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

As tarefas são divididas semanalmente pelas Educadoras responsáveis, em que coordenam todo o trabalho que é necessário desenvolver, ajustando tarefas à medida que vão surgindo (exemplo, se choveu não se rega, ou outros).

7. Como é feita a preparação do solo?

As grandes limpezas são feitas por período letivo, sachando a terra e mondando, permitindo assim a correta mobilização do solo promovendo a permeabilidade e arejamento do mesmo, preparando-o para novas culturas ou para o desenvolvimento das que já lá estão.Sempre que necessário as crianças fazem limpeza do terreno; A fertilização é feita através de adubagem natural, como cascas de ovos, borra de café; adubo natural de cabras, vacas e galinhas.

8. É feita compostagem?

Não

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Ervas condimentares: Salsa, orégãos, caril, alho porro e alecrim; Ervas aromáticas: Menta, hortelã de leite, hortelã pimenta, erva cidreira, hortelã lima-limão, hortelã balsamita, hortelã de maçã, funcho, caninha, milefólio, arruda, macela. E ainda espinafres, batatas, aloé vera, araçaleiro, papaieira, camélias, dragoeiro e novelos.

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

As Educadoras responsáveis pela Horta coordenam, consoante as condições climáticas e a necessidade ou não de regar. No tempo mais quente, existe um mapa em que as salas estão responsáveis por esta tarefa, mas acima de tudo prevalece o bom senso e o espírito de equipa e interajuda.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, por período letivo.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Sim

13.1. Se sim, que espécies?

Pintos e coelhos.

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta

  • Feira na escola
  • Confecção de sopas e outros pratos

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1

Descrição

Mercadinho de Natal - É feito na época natalícia à entrada do nosso infantário com produtos provenientes da horta e outros trazidos de culturas biológicas. As crianças "vendem" os mesmos com o slogan "Leve o que quiser, pague o que puder". O montante reverte para atividades relacionadas com a horta biológica.

Fotografias

Atividade 2

Descrição

Sopa de Espinafres - As crianças visualizaram a história "A sopa verde", foram até à horta do Infantário e apanharam e exploraram os espinafres, depois foi feita a entrega à nossa cozinheira que confecionou uma deliciosa sopa de espinafres. Seguidamente foi feito o respetivo registo na área da expressão plástica e afixado no placard.

Fotografias

Atividade 3

Descrição

Fotografias

15. Outros aspetos de realce da horta

Promover alimentação saudável desenvolvendo competências para a vida e consciência ambiental.

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: avatar Infantário o Principezinho

Professor coordenador da horta: Carla Patrícia Teixeira Alves Castro