Jardim de Infância do Pinhal do General

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

4anos

2. Área aproximada da horta (m²)

15m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

todas as áreas de conteúdo previstas na educação

3.3. N.º de alunos envolvidos

95

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

13

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Quinzenalmente

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os alunos referem que em casa os pais compram mais produtos biológicos;
Os alunos já reconhecem diversos legumes e ervas aromáticas nomeando-os

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Estabelecemos uma parceria com uma equipa da associação "ANIME" e elaboramos o projeto
" Horticultura de Palmo e Meio" para proceder à manutenção da nossa Bio-Horta.
Organizamos uma tabela semanal com a distribuição de tarefas entre as 4 salas e a componente de apoio à família para realização das tarefas diárias.A equipa da ANIME vem quinzenalmente dar apoio.

7. Como é feita a preparação do solo?

Esta tarefa foi realizada com o apoio da equipa da ANIME.
Procederam à substituição a terra existente por terra nova fértil.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

As ervas que se retiram da Horta

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Ervas aromáticas; Legumes diversos(alface, cebola, cebolinho,alho francês,...); Fruta (fisalis, meloas, abacate)

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Regamos com a mangueira três vezes por semana e utilizamos a água recolhida da chuva sempre que possível.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Sim

13.1. Se sim, que espécies?

galinhas

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta

  • Confecção de sopas e outros pratos
  • Aulas na horta

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1

Descrição

confeção de salada
os alunos colheram as alfaces na horta, em contexto de sala fizeram com as educadoras a observação, o registo gráfico e a contagem das folhas(de acordo com as áreas de conteúdo).
Posteriormente fizeram a salada, iniciaram pela lavagem das folhas, o corte, e o tempero da mesma. Na hora do almoço comeram a sua salada.

Fotografias

Atividade 2

Descrição

Aula de Horticultura no dia "Mundial da Árvore" em parceria com a ANIME
Iniciou com uma explicação teórica sobre a temática da compostagem, de seguida os alunos apanharam ervas e colocaram-nas numa zona delimitada afim de se iniciar o processo de compostagem.

Fotografias

Atividade 3

Descrição

Fotografias

15. Outros aspetos de realce da horta

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: avatar Jardim de Infância do Pinhal do General

Professor coordenador da horta: Maria Virginia Mendes Garcia Raposo Nobre