Jardim de Infância de Boleiros - Maxieira

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

2. Área aproximada da horta (m²)

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Conhecimento do mundo, matemática, expressão oral e escrita

3.3. N.º de alunos envolvidos

38

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

5

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Acompanhamento muito frequente e interessado. Colaboram na plantação, contribuem com sementes, acompanham o crescimento das plantas, Conversam com os filhos sobre o tema.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

É feito um escalonamento de tarefas: rega, remoção de infestantes, observação de progas e insetos auxiliares (joaninhas, minhocas,...)

7. Como é feita a preparação do solo?

Pelas crianças, professores, pais e este ano a junta de freguesia forneceu terra para acabar de preencher os canteiros. Deixámos de ter horta vertical e passamos para horizontal.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Restos de fruta e legumes do refeitório, folhas que caiem das árvores que temos no recreio, ervas retiradas dos espaços.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Abóbora gigante, courgete, alface, batata doce, morangueiros (que mantivemos em paletes na vertical), ervilhas,

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

3 dias por semana.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

É feita a observação semanal.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta

  • Confecção de sopas e outros pratos
  • Aulas na horta
  • Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1

Descrição

Sopa - 1 vez com tudo o que tinhamos à qual chamámos "A melhor sopa do mundo" em sequência de uma história;

Outra - confeção de alimentos para a festa de fim de ano (ainda a realizar, uma vez que a nossa festa decorre no dia 16 de junho)

Fotografias

Atividade 2

Descrição

Aulas na horta - observação do crescimento, várias fazes, flores, ...

Fotografias

Atividade 3

Descrição

Outra - confeção de alimentos para a festa de fim de ano (ainda a realizar, uma vez que a nossa festa decorre no dia 16 de junho)

Fotografias

15. Outros aspetos de realce da horta

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: avatar Jardim de Infância de Boleiros - Maxieira

Professor coordenador da horta: Filomena Marques