Escola Profissional Amar Terra Verde - Vila Verde

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

O canteiro de aromáticas, existe desde 2014-2015, e os dois jardins verticais, existem desde o ano lectivo 2013/2014.O espaço verde existe desde o inicio da escola, entretanto foi sendo valorizado ao longo de todos os anos. A Escola Profissional Amar Terr

2. Área aproximada da horta (m²)

O jardim horizontal, das aromáticas, tem aproximadamente 40 m2. Além desta área temos dois jardins verticais, e a envolvente da escola, com várias árvores plantadas e relvadas. Temos ainda duas paletes com aromáticas e duas floreiras com flores comestívei

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

O jardim é de todos e todas as disciplinas vão sendo convidadas a participar. De uma forma transversal, Matemática, TIC, Integração,Serviços de Cozinha, Português, Desenho, Serviços de restaurante e Bar,…

3.3. N.º de alunos envolvidos

60

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

2

4. As famílias são envolvidas?

Não

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

O maior impacto que a criação deste jardim teve foi a importância da utilização das aromáticas numa alimentação mais saudável, menos sal, mais sabor. Esta missão foi reconhecida e debatida nas várias atividades promovidas e partilhada pelos nossos alunos com as suas famílias, nomeadamente nos almoços pedagógicos e nos dias de festa da escola; como por exemplo no dia da Alimentação saudável.
Não existe nada de novo na horta, apenas uma continuidade.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

As tarefas são partilhadas pelos vários alunos, professores e funcionários. O trabalho foi partilhado maioritariamente pelas turmas: Cozinha, Empregado Administrativo-CEF, Estética, Eletrotecnia e Manutenção Industrial.
Na fase da manutenção, onde era necessário fazer a rega, cortar a relva e retirar as ervas daninhas, tivemos a colaboração de alunos de outras turmas.

7. Como é feita a preparação do solo?

No início do ano lectivo, os alunos do curso de Manutenção Industrial, do 2º ano, plantaram novas aromáticas e realizaram a manutenção de todo o jardim exterior. O solo foi apenas remexido, limpo de ervas daninhas e as novas plantas foram plantadas.
A única fertilização que foi usada foi estrume nas novas plantas que foram transplantadas.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Iniciamos por guardar os resíduos da cozinha, cascas de legumes e frutas; depois guardamos as folhas que caíam das nossas árvores e mesmo assim, um funcionário voltou a trazer um molho de feno para que o nosso compostor ficasse bem feito. No dia da plantação, em conjunto, usamos a nossa compostagem que deu um excelente fertilizante.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

No nosso jardim existem imensas ervas aromáticas: salsa, coentros, manjericão, tomilho, tomilho limão, orégãos, stévia, alecrim, erva-cidreira, várias hortelãs. Temos também arruda, morangueiros, mirtilos, groselhas, flores comestíveis, entre outos.

11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

No jardim horizontal foi colocada, logo na sua construção, rega automática.
Nos jardins verticais e floreiras, são os alunos, professores e funcionários que gerem a necessidade da rega.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sempre que se trata do jardim, em qualquer manutenção, ou rega, estamos atentos às nossas plantas e felizmente ainda não nos deparamos com doenças nem pragas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta

  • Confecção de sopas e outros pratos

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1

Descrição

Sempre que os alunos dos cursos de restauração têm aulas práticas, utilizam as aromáticas do jardim. Os alunos de Pastelarias nos seus doces, os de Bar nas suas bebidas e os de Cozinha, nos seus cozinhados. Não é necessário nenhum dia especial para recorrerem ao jardim.
No dia da Alimentação Saudável e sustentável, efetuamos a promoção das nossas aromáticas.
Nos almoços pedagógicos, os alunos dos cursos de Restauração Cozinha/Pastelaria, Bar e Pastelaria, recorrem muito ao uso de aromáticas. Desta forma conhecem as ervas mas também dão a conhecer a toda a comunidade quando apreciam os almoços.

Fotografias

Atividade 2

Descrição

Fotografias

Atividade 3

Descrição

Fotografias

15. Outros aspetos de realce da horta

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: avatar Escola Profissional Amar Terra Verde - Vila Verde

Professor coordenador da horta: Paula Costa