Escola EB 2,3 de S. João da Madeira

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Existe há 11 anos

2. Área aproximada da horta (m²)

A área aproximada é de 30m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

15

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Ciências Naturais, Educação para a Cidadania, Educação especial

3.3. N.º de alunos envolvidos

240

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

5

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Alguns pais envolveram-se na colaboração e preparaçãio da terra.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

O impacto da horta é positivo, pois é um espaço onde os alunos têm oportunidade de mexer na terra, semear, plantar e ver crescer as plantas e árvores de fruto.
Revelam satisfação quando se lhes fala em ir à horta para regar as árvores de fruto.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é feita por grupo de dois ou três alunos que vão regar as árvores de fruto.

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo foi inicialmente limpo por um tractor para remover as pedras e limpar as ervas daninhas. A seguir os alunos do ensino profissional com a colaboração dos professores prepararam a terra,e fizeram as covas para receber as árvores de fruto na Semana da Terra.


8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

8 A compostagem é feita com os resíduos verdes e castanhos dos jardins, dos canteiros, das podas, dos ramos e das ervas daninhas da horta.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Este ano letivo (1º período) devido ao mau tempo a estufa e o espaço da horta ficou inoperacional. No 2º período no mês de abril foram plantadas árvores de fruto, macieiras, pessegueiros, limoeiros e laranjeiras. Na área envolvente existem espaços com plantas aromáticas, um medronheiro, fisális, um maracujaleiro,e um marmeleiros que são manutenciados pelos alunos.

11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita com regador ou mangueira, de manhã ou ao fim da tarde pelos alunos do 6º ano.



12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não se Tem detectado pragas e ou doenças.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta

  • Confecção de sopas e outros pratos

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1

Descrição

Confeção de marmelada e geleia com os marmelos, compotas, sumos e bolo de laranja.

Fotografias

Atividade 2

Descrição

Fotografias

Atividade 3

Descrição

Fotografias

15. Outros aspetos de realce da horta

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: avatar Escola EB 2,3 de S. João da Madeira

Professor coordenador da horta: Carla Alexandra Gomes Costa Oliveira