Escola Básica e Secundária de Coronado e Castro

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

5 anos.

2. Área aproximada da horta (m²)

<50m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

EV, ET e Ciências Naturais.

3.3. N.º de alunos envolvidos

10

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

4

4. As famílias são envolvidas?

Não

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

O impacto da horta na comunidade e nos alunos é razoável porque, embora, S. Romão do Coronado seja uma localidade rural, as gerações mais recentes têm vindo a procurar alternativas ao trabalho agrícola. Sendo a divisão do território constituída essencialmente por minifúndio, uma grande parte dos alunos contacta com as alfaias agrícolas e conhece os procedimentos básicos de plantação e manutenção de uma horta através dos pais ou avós. No entanto, esta não é uma área do conhecimento e do trabalho que seja do agrado geral dos alunos. Neste sentido, não é fácil mobilizar os alunos para a participação na Horta-Bio, que neste ano diminuiu, mas os alunos que se dispuseram a realizar esta atividade são muito ativos, reconhecem a importância e o impacto da agricultura biológica e estão já a envolver a comunidade educativa na distribuição dos hortícolas produzidos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Diariamente e nas interrupções letivas, são os funcionários que em articulação com o coordenador eco-escolas se ocupam da manutenção contínua da horta, nomeadamente a plantação/transplantação, arranque das ervas daninhas e rega diária. Com o professor, 45 minutos semanais, os alunos envolvidos no projeto realizam algumas tarefas na Horta-Bio.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo (limpeza e mobilização) foi feita quase exclusivamente pelos alunos do apoio tutorial específico do 5º ano e CEF A, sempre com o apoio e a monitorização do docente. A fertilização do terreno foi efetuada com base no composto produzido pela própria escola nos compostores existentes com o apoio dos alunos do Curso de Educação e Formação que continuam a recolher os detritos orgânicos da cantina e a colocá-los nos respetivos compostores.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é realizada em camadas alternadas de resíduos verdes e castanhos e ao longo do tempo são revirados para arejar e regados para humedecer.
Os materiais colocados são: resíduos verdes e restos de alimentos não confecionados e nem temperados e resíduos castanhos, como a borra de café e folhas secas.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alface; Couve brócolos; Salsa; Batata; Cebolo; Alho-françês, curgete, pimentos, morangos e chuchu.

11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Como a horta está instalada numa estufa (cobertura de plástico) há necessidade de executar a rega diariamente nos dias de sol e alternadamente nos dias encobertos, normalmente pelos auxiliares de ação educativa, mas sempre que possível os alunos gostam de serem eles a executar esta tarefa.
Para a rega é utilizada mangueira mas sempre com pequeno caudal ou um regador para a rega ser mais localizada. Nos dias de maior calor a porta da estufa e uma das laterais necessitam de estar abertas.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. Semanalmente é realizada uma observação cuidada das plantas (folhas e caules) mas até ao momento não foram registadas o aparecimento de nenhuma praga ou doença.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta

  • Aulas na horta

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1

Descrição

Esta atividade desenvolveu-se ao longo do ano, uma vez por semana, com a participação de dez alunos que pertencem ao 2º e 3º ciclos. Estes estiveram envolvidos na preparação do solo para sementeira/plantação, rega e monitorização da estufa. Os produtos biológicos produzidos foram disponibilizados à comunidade educativa verificando-se que procura foi maior do que a oferta, assim como, as plantas que não foram colhidas e que produziram sementes, estas foram partilhadas pela comunidade educativa.

Fotografias

Atividade 2

Descrição

Fotografias

Atividade 3

Descrição

Fotografias

15. Outros aspetos de realce da horta

Alguns dos produtos hortícolas estão destinados aos funcionários que estiveram diretamente envolvidos na manutenção da estufa e assim evitar o desperdício alimentar.

15.1. Link para a página da horta

 

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Professor coordenador da horta: Luís Miguel Oliveira Coelho