Colégio Adventista de Oliveira do Douro

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

45 anos

2. Área aproximada da horta (m²)

782

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Pré-escolar; Educação Moral e Religiosa Adventista; Ciências Naturais

3.3. N.º de alunos envolvidos

34

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

0

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Alguns Encarregados de Educação disponibilizaram-se para participar nas aulas da horta que se realizam uma vez por semana.

Estes pais e Encarregados de Educação, juntamente com os professores envolvidos ajudam nas tarefas necessárias, formando pequenos grupos e supervisionando o trabalho dos alunos.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os pequenos trabalhos na horta desenvolvidos pelos alunos do Pré-Escolar são experiências multisensoriais importantes no desenvolvimento da sua motricidade, da capacidade de entre-ajuda e na compreensão de que a atividade agrícola envolve uma série de tarefas (preparação do terreno, seleção das sementes, rega...) que, em conjunto, culminam com a obtenção de alimentos.

Os alunos do 2º ciclo trabalham na horta no âmbito da disciplina de Religião Moral e Religiosa Adventista. A docente criou um paralelismo entre os trabalhos na horta e o trabalhos que se realizam no interior de cada um de nós quando, assim como uma horta, queremos recolher bons frutos, tendo-lhe atribuído a designação de "Jardim Interior".

Por exemplo, ao mesmo tempo que os alunos selecionavam plantas/ sementes para plantar/ semear na horta, selecionavam também os valores que desejariam plantar no seu interior (bondade, paciência, perseverança...). Ou então, nas alturas em que era necessário regar as plantas, verificavam que medidas deveriam tomar para regar as "sementes" dos valores interiores que queriam ver em si mesmos germinar. Também na altura de remover as plantas daninhas que naturalmente surgem na horta, verificaram que no seu interior muitas vezes ervas daninhas se instalam (quase sem que se dê por isso) e reconheceram quais as ervas daninhas interiores com mais urgência remover.

Tratou-se de um trabalho de duplo sentido e significado, que se tem revelado bastante positivo nos alunos envolvidos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

O Pré-escolar dispõem de um pequeno canteiro onde as crianças, em conjunto com a educadora, e, por vezes alguma avó ou avô plantam e regam algumas espécies vegetais.

Relativamente ao 2º ciclo, cada aluno dispõe de um pequeno canteiro dividido em 2 partes.
Cada aluno prepara o seu canteiro, seleciona o que quer plantar, planta e remove as ervas daninhas existentes.
A presença e ajuda de um ou dois Encarregados de Educação, bem como de outras pessoas que trabalham em terrenos contíguos (note-se que a horta insere-se no programa Hortas Comunitárias, portanto ali existem outros adultos que por vezes vêm dar a sua ajuda e o seu conselho porque até acham graça o facto de verem crianças e jovens a trabalhar na horta) é de facto muito importante até porque muitas vezes asseguram trabalhos como a rega (principalmente em alturas de calor) já que esta tarefa não pode estar dependente do calendário escolar e só se poder realizar apenas uma vez por semana.

7. Como é feita a preparação do solo?

Pelos alunos, docentes, Encarregados de Educação e vizinhos das hortas comunitárias.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

É feita num compostor, com aparas dos jardins do Colégio e resíduos orgânicos provenientes da cantina escolar.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

alhos e alface; beterraba e cebola ou alface; ervilha e cenoura; espinafre e morangueiro.

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Existem bidões espalhados na horta que recolhem a água da chuva e, na sua falta, utiliza-se água do poço.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Ao longo dos trabalhos de rega é feita a manutenção da horta pelos alunos e docentes/ educadores, sem a aplicação de produtos fitosanitários.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Sim

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Os escaravelhos da batata são removidos à mão (são muito poucos).
Para tratar dos pulgões as plantas atacadas são regadas com uma mistura de água e sabão rosa.
As joaninhas são residentes permanentes e bem-vindas como seres auxiliadores da contenção de pragas.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta

  • Confecção de sopas e outros pratos
  • Aulas na horta

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1

Descrição

Aulas na horta.

As aulas na horta foram desenvolvidas pelos alunos do Pré-Escolar (Ed. Leonor) e pelos alunos do 6º ano nas aulas de Educação Moral e Religiosa Adventista (Pastora Maria João).

Os alunos do Pré-Escolar contaram com o apoio das avós que prepararam o terreno em março e nos meses de primavera puderam plantar as pequenas plântulas que tinham semeado em sala de aula nos meses mais frios.

Os alunos do 6º ano trabalham na horta ao longo de todo o ano letivo no projeto "Jardim Interior". Os alunos (com auxílio de agricultores das hortas vizinhas) prepararam os seus canteiros (cada aluno possuía 2 canteiros), semearam a plantaram as espécies da época que eram mais do seu agrado e fizeram os trabalhos de manutenção necessários.

Fotografias

Atividade 2

Descrição

Horta Literária
Educação Moral e Religiosa Adventista e Português trabalharam em conjunto neste projeto. Nas aulas de Português do 7º ano, a docente selecionou textos literários onde surgia a referência a plantas e fez a análise textual dessas obras. Os alunos elegeram a abóbora como espécie vegetal a trabalhar e nas aulas de EMRA a docente falou sobre esta planta, foram à horta colher alguns espécimes e confecionaram doce de abóbora na cantina do colégio. Também nas aulas de TIC os alunos, em grupo, pesquisaram os benefícios da abóbora, receitas de doce de abóbora e outras receitas com este alimento tão versátil.

Fotografias

Atividade 3

Descrição

Fotografias

15. Outros aspetos de realce da horta

A grande valia desta horta é que os alunos contactam com os vizinhos agricultores, aprendendo com eles técnicas úteis num trabalho que lhes era pouco familiar. O Colégio insere-se numa zona limítrofe do grande Porto, onde apesar de estarmos perto dos campos e hortas, estes aparecem-nos como uma realidade de um passado longínquo. O Colégio dispõe de uma enorme área cultivável, inserida no programa ""Hortas Comunitárias" que pode ser utilizada como sala de aula ao ar livre e que importa aproveitar pois este é um recurso que poucos estabelecimentos de ensino têm o privilégio de ter.

15.1. Link para a página da horta

 

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Professor coordenador da horta: Susambell dos Santos de Jesus