Escola Básica D. Pedro I (antiga EB 2,3 de Canidelo)

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta existe há 10 anos.

2. Área aproximada da horta (m²)

10 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

3.3. N.º de alunos envolvidos

11

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

2

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

As famílias são convidadas a colaborar através de pedidos de envio de sementes para plantar e
realizando uma colaboração efetiva no campo (trabalhando na terra com os alunos). São envolvidas sempre que solicitadas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

As turmas que estão a trabalhar diretamente na horta são : uma turma do ensino vocacional e uma
turma da educação especial. Para estes alunos o trabalho na horta é de extrema importância por lhes
facilitar a aquisição de competências necessárias para o resto da vida. Os restantes alunos criam
hábitos de respeito pela natureza e acompanham o crescimento das plantas.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A organização da manutenção da horta é feita pela docente da disciplina de jardinagem da turma
Vocacional, pelo jardineiro da escola e pela docente do Ensino Especial. Contamos com a colaboração
de encarregados de educação que voluntariamente se deslocam à escola para ajudarem na
manutenção da horta.

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo é preparado por um auxiliar de ação educativa com a colaboração dos alunos. Utilizam enxadas,
pás, ancinhos.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Cascas de fruta, cascas de batatas ( os alunos e professores trazem de casa), folhas secas...

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Um pouco de todos os produtos da época, embora em reduzidas quantidades.
Morangos, alfaces, alho francês, alhos, couves, salsa, coentros, favas, ervilhas, batatas, flores.

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

É recolhida água da chuva que é utilizada pelos alunos para rega com regador, quando esta não é
suficiente recorremos a água da torneira.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta

  • Feira na escola
  • Feira na comunidade
  • Confecção de sopas e outros pratos
  • Aulas na horta
  • Outra

Outra, qual?

Articulação com a turma 9 do Jardim de Infância do Meiral

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1

Descrição

Venda de produtos na escola, feita semanalmente na sala dos professores e por outros espaços da escola. Foram envolvidos todos os participantes nesta atividade - alunos, professores e AT. Toda a comunidade colaborou na compra dos produtos.

Fotografias

Atividade 2

Descrição

Confeção de sopa feita semanalmente na sala com os legumes apanhados na horta. Foram envolvidos todos os participantes nesta atividade - alunos, professores e AT.

Fotografias

Atividade 3

Descrição

Atividade de parceria com os alunos da turma 9 do jardim de Infância do Meiral. Foram envolvidos todos os participantes nesta atividade - alunos, professores e AT das respetivas turmas e escolas. Esta atividade realizou-se 3 vezes, uma em cada período.

Fotografias

15. Outros aspetos de realce da horta

Este projeto pretende promover a participação de todos os alunos do Centro de Apoio à
Aprendizagem em atividades agrícolas e de jardinagem. Este também visa responder à diversidade
das necessidades e potencialidades de todos e de cada um dos alunos, através da participação nos
processos de aprendizagem e na vida da comunidade educativa. Pretendemos uma inclusão educativa
e social, no acesso e sucesso educativo, na autonomia, na estabilidade emocional, bem como na
promoção de igualdade de oportunidades, na preparação para o procedimento de estudos, ou para uma
adequada preparação para a vida profissional.
A criação deste espaço tem como objetivos: Dinamizar espaços exteriores e promover o
contacto com a natureza, experimentando outras formas de aprendizagem;
Desenvolver o gosto pelas atividades agrícolas e de jardinagem;
Fomentar a participação e a convivência entre todos os intervenientes;
Promover a participação em projetos que valorizem a criatividade e a originalidade;
Observar e investigar o desenvolvimento das sementes e plantas;
Manifestar consciência e responsabilidade ambiental e social, trabalhando para o bem comum,
com vista à construção de um futuro sustentável.
Assumir uma crescente responsabilidade para cuidar de si, dos outros e do ambiente e para se
integrar ativamente na sociedade.
Os jovens que desenvolvem competências na horta sentem-se muito felizes e realizados, por verem o
desenvolvimento das plantas e poderem colher o fruto do seu trabalho.

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: avatar Escola Básica D. Pedro I (antiga EB 2,3 de Canidelo)

Professor coordenador da horta: Maria Isabel Tudela