Escola EB 2,3 da Cruz de Pau

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

desde que se participa no projeto

2. Área aproximada da horta (m²)

50

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Tec,Mat,cn

3.3. N.º de alunos envolvidos

54

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

1

4. As famílias são envolvidas?

Não

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Aproximação de alunos com problemas _comportamentais e ou cognitivos

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Regime de voluntariado e conforme as situações problemáticas que os professores envolvidos tentam solucionar.

7. Como é feita a preparação do solo?

As atividades são realizadas pelos alunos sempre apoiados pelo docente.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita mas não sistematicamente como os docentes gostariam,
Fazemos o que nos é possível.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Como chove de repente que destruiu muita planta ou não chove é complicado considerar que se faz a recolha da água da chuva (aproveitamos o máximo possível,para não haver desperdício).

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sempre que possível e quando os alunos solicitam trabalhamos na horta.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta

  • Aulas na horta

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1

Descrição

No inicio do ano quando voltaram e verificaram o estado do espaço.

Fotografias

Atividade 2

Descrição

Quando o espaço apareceu destruído. ( a maior tristeza foram ver as favas estragadas.

Fotografias

Atividade 3

Descrição

Fotografias

15. Outros aspetos de realce da horta

Ajuda a combater a indisciplina se o aluno permitir a ajuda.

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: avatar Escola EB 2,3 da Cruz de Pau

Professor coordenador da horta: Elisabete Martins Neto Melo de Almeida