Escola Secundária Dom Manuel Martins

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Com este conceito desde Outubro de 2018, já antes existiram alguns protótipos de horta no espaço escolar mas apenas para a realização de iniciativas esporádicas.

2. Área aproximada da horta (m²)

A horta tem aproximadamente 20 m2, 5 metros de comprimento por 4 metros de largura.

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Manutenção de jardins e relvados; Instalação de jardins e relvados, Infra estruturas básicas e paisagísticas de jardins, Cidadania e Higiene e Segurança no trabalho.

3.3. N.º de alunos envolvidos

17

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

1

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Nesta fase inicial as famílias só se envolveram de forma indireta com o fornecimento de sementes, mas é pretensão do projeto alargar esta parceria.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Neste momento a manutenção da horta está entregue ao curso CEF de Operador de jardinagem, mas através das várias caixas de plantação é possível atribuir o seu cuidado a outras turmas.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo é feita segundo as boas práticas agrícolas e utilizando ferramentas e máquinas apropriadas.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Existe um compostor de plástico e dois de madeiras, estes dois feitos pelos alunos. Os materiais que resultam das atividades práticas de manutenção do jardim da escola e que sejam adequados ao processo de compostagem são adicionados, exemplo da relva.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Neste momento estamos na horta com plantações de favas, ervilhas e alface.

11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita de forma manual através de mangueira e regador. Futuramente é objetivo a introdução de rega automática, essencial para a manutenção do espaço durante as férias, com a introdução de rega localizada.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monotorização de pragas e doenças é feita utilizando técnicas culturas e o acompanhamento pessoal das culturas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta

  • Feira na escola
  • Feira na comunidade
  • Confecção de sopas e outros pratos
  • Aulas na horta

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1

Descrição

Fotografias

Atividade 2

Descrição

Fotografias

Atividade 3

Descrição

Fotografias

15. Outros aspetos de realce da horta

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: avatar Escola Secundária Dom Manuel Martins

Professor coordenador da horta: Raquel Celina da Cruz Figueira Brinca