Escola EB1/JI de Assenta

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Demos início ao projeto no ano transacto

2. Área aproximada da horta (m²)

5om quadrados

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Estudo do Meio; Cidadania;

3.3. N.º de alunos envolvidos

60

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

1

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

A comunidade Educativa participa com bastante regularidade.
Desde da preparação do terreno, colocação do depósito de água para rega, oferta dos produtos para plantar e semear, preparação de sopas e saladas com os legumes extraídos da horta.

A decoração das árvores com casinhas para os passarinhos são feitas com alunos e familiares.
A vedação da horta foi elaborada por encarregados de educação e pintada pelos alunos, assim como, bancos feitos com paletes para que os alunos possam usufruir daquele espaço.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Saladas de alface preparadas para servir no refeitório da escolas .
Para confeção de sopas (atividade do JI em parceria com o Centro de Dia que confecciona os alimentos para os almoços da escola).
Entrega de produtos aos pais e encarregados de educação.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Existem os responsáveis por regar, colher as ervas daninhas e verificar se os produtos hortículas já estão prontos para ser colhidos.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza é feita pelos alunos da escola.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

O compostor foi feito com paletes e são colocados todos os restos de folhas e legumes secos da horta.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Os alunos abrem o depósito e enchem regadores e desta forma regam a horta com água que é aproveitada das chuvas.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta

  • Confecção de sopas e outros pratos
  • Aulas na horta

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1

Descrição

O impacto na comunidade local e nos alunos foi bastante positiva.

Os alunos cuidam e regam a horta com o aproveitamento da água das chuvas .

A comunidade está sempre pronta a colaborar.

Fotografias

Atividade 2

Descrição

Fotografias

Atividade 3

Descrição

Fotografias

15. Outros aspetos de realce da horta

15.1. Link para a página da horta

#assentabrincaeaprende.blogspot.com

 

Publicado por: avatar Escola EB1/JI de Assenta

Professor coordenador da horta: Ana Soares