Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

7 anos

2. Área aproximada da horta (m²)

30

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Integração Socio Cultural e Gestão de Projetos

3.3. N.º de alunos envolvidos

120

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

2

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Os nossos como são a maior parte de longe de Coimbra, trazem espécies dos quintais das famílias para plantarem na escola

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os alunos começaram a ter mais sensibilidade para com as espécies. Começaram a optar pelo consumo e confeção com produtos biológicos. E sendo da área alimentar entendemos que será uma mais valia para o futuro profissional e para os seus clientes. Pois nestes anos já conseguimos verificar que alguns alunos, que estão no mercado de trabalho (restaurantes e hotéis), optam para criação mini hortas o mesmo se passa nas próprias habitações.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção é efetuada de 15 e 15 dias, e conseguimos efetuar um sistema de aproveitamento de águas pluviais para rega.
Os professores levam os alunos para a horta para efetuarem a manutenção, além dessas turmas também existe a manutenção efetuada pelos voluntários da Green Team

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza é 100% manual, com o arrancar das ervas daninhas, preparação é remexer o solo e fertilizar com estrume de cavalo quando necessário.

8. É feita compostagem?

Não

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Não é efetuada, porque atraia muito roedores e repteis, entre outros animais e a entrada para as cozinhas é mesmo em frente à horta.
Já tivemos essa experiência quando tinhamos compostores.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Essencialmente plantas aromáticas, flores comestíveis e árvores de fruto. Mas também temos canteiros onde são cultivadas alfaces e cebolas.

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

As águas pluviais são recolhidas para um deposito de 210 litros com torneira e também através de bidons junto às caleiras dos telhados da escola.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Os alunos designados de auditores ambientais e as professoras coordenadoras frequentemente deslocam-se à horta e analisam visualmente as especies.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

Não temos animais de criação, mas tentamos aumentar a biodiversidade. Criamos um hotel para insectos e foram colocados 5 ninhos nas árvores.

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta

  • Feira na escola
  • Confecção de sopas e outros pratos
  • Aulas na horta

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1

Descrição

Feiras

Fotografias

Atividade 2

Descrição

Fotografias

Atividade 3

Descrição

Fotografias

15. Outros aspetos de realce da horta

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: avatar Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra

Professor coordenador da horta: Carla Marques