Escola EB1 de Pinheiral

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 4 anos

2. Área aproximada da horta (m²)

20 m

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

7

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Estudo do Meio e oferta complementar.

3.3. N.º de alunos envolvidos

200

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

4

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Sempre que solicitadas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os pais ajudaram a preparar a terra e trouxeram sementes para que os alunos as semeassem. os alunos colhem e levam um pouco para casa.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta está dividida por culturas e uma turma está encarregue da compostagem e as outras regam e tiram as ervas.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza foi feita pelos alunos e pais. Limparam o terreno do lixo cortaram as ervas e lavraram com um pequeno trator. A fertilização foi feita com borras de café que é aproveitado na escola e trazido de casa pelos alunos e professores.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Na horta foi feita uma caixa de madeira onde os alunos colocam os restos de comida, folhas e erva.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Favas, ervilhas, curgetes, tomate, cebola,alho francês e couve galega.
Limoeiro, pessegueiro e ameixoeira.

11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Com água da companhia.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

As pragas que temos são caracóis e usamos sal para os eliminar.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta

  • Aulas na horta

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1

Descrição

Sempre que se trabalhou na horta o professor foi explicando o que se ia fazendo e para que servem as culturas, como e quando se cultivam.

Fotografias

Atividade 2

Descrição

Fotografias

Atividade 3

Descrição

Fotografias

15. Outros aspetos de realce da horta

15.1. Link para a página da horta

facebook da escola do Pinheiral.

 

Publicado por: avatar Escola EB1 de Pinheiral

Professor coordenador da horta: Maria da Conceição Martins Marques Silva