Escola EB1 das Acácias

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

4 meses

2. Área aproximada da horta (m²)

120 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

11

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Estudo do meio, matemática

3.3. N.º de alunos envolvidos

186

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

5

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Pontualmente, na ajuda da construção da horta e na recolha de plantas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Entusiasmo na execução e interação permanente na ajuda e observação da horta.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Cada turma responsável por um espaço do canteiro.
Na plantação, na manutenção (retirar ervas daninhas) e na rega.

7. Como é feita a preparação do solo?

Participação da CMB na abertura dos canteiros com retro escavadora, para a ajuda na colocação de matéria orgânica no fundo dos canteiros (permacultura).
Participação da AMAR-Sul com a cedência de composto e a colaboração das familiase da comunidade com doação de terra vegetal.
Está a ser construída uma charca e foi construída um mini observatório, para observação da biodiversidade à volta da horta .

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Relva cortada
Folhas secas
Cartões
Cascas de frutas

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Tomate/ pimento/alface
Pepino/cebolinho
Abóbora/milho
Melancia e canteiro do dióspiro
Couve/alface/rabanete
Aromáticas (tomilho/segurelha/rosmaninho/lavanda)
Frutos do bosque – amora/framboesa e maracujá.
Árvores – laranjeira (baía Dalmau),
Damasqueiro
Figueira
Diospireiro
Pessegueiro
Pêra abacate

11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Neste momento é feita com mangueira.
Futuramente será instalado um sistema com rega de gota a gota.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Apenas foi feita agora a plantação. Futuramente serão observadas todas as plantações e controladas atempadamente sem produtos químicos, sendo utilizados métodos naturais de desinfestação.


12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta

  • Aulas na horta

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1

Descrição

Plantação feita em maio, envolveu as oito turmas do 1º ciclo e 4 do pré-escolar.
O envolvimento foi feito desde a construção do canteiro até à plantação.

Fotografias

Atividade 2

Descrição

Fotografias

Atividade 3

Descrição

Fotografias

15. Outros aspetos de realce da horta

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: avatar Escola EB1 das Acácias

Professor coordenador da horta: Maria Joaquina Cordeiro Sardinha Martins