Escola Básica Manuel Ferreira Patrício

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 6 anos.

2. Área aproximada da horta (m²)

500 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Cursos vocacionais e Ciências Naturais

3.3. N.º de alunos envolvidos

40

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

1

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Através de convite para participação pontual nas atividades, com frequência mensal.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Socialização / aumento de relações interpessoais nos alunos. Desenvolvimento do sentido de responsabilidade face ao ambiente.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção do espaço é semanal, combinada entre professores e alunos mediante calendário previamente estabelecido.
Participação semanal da turma CEF .

7. Como é feita a preparação do solo?

Houve uma primeira limpeza do terreno, manualmente, seguindo -se a passagem da moto enxada para revolvimento dos torrões e depois a abertura de regos manualmente. Como fertilizante é utilizado o composto orgânico produzido na escola.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita com estrume de cavalo cedido pela GNR, folhas secas do espaço escolar e restos de preparação de alimentos do refeitório ( cascas de batata, cenouras, cebolas, folhas de alface, couve....)

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

- Alfaces
- Couves
- favas e tremoço
- Alhos
- Batatas

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

É utilizada a água da chuva , recolhida no depósito instalado para o efeito. É também realizada a rega manual a partir do ponto de água ( mangueira e regadores).

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. É feita semanalmente através de observação direta.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Sim

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

É utilizada rede para proteção de pássaros e utilização de cinza para combate a lesmas e caracóis.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta

  • Aulas na horta
  • Outra

Outra, qual?

Distribuição dos produtos pela comunidade escolar

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1

Descrição

Aulas na horta:
A turma CEF frequenta-a semanalmente , no âmbito de uma disciplina prática.
As restantes turmas vão pontualmente realizar atividades especificas( sementeira de tremoço...)

Fotografias

Atividade 2

Descrição

Reconhecimento do espaço para recolha de dados para a elaboração da planta da horta.

Fotografias

Atividade 3

Descrição

Dia Eco Escola - Plantação de árvores de fruto

Fotografias

15. Outros aspetos de realce da horta

- Relações interpessoais;
-Sensibilização para a prática da agricultura biológica e melhoria de hábitos alimentares;
-Sensibilização para a preservação do meio ambiente;
- Contacto com novas técnicas de produção de alimentos ( estufa)

15.1. Link para a página da horta

 

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Professor coordenador da horta: Maria Alice Gião Gomes de Mira Murteira