Escola Básica de Aljustrel

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

5 anos

2. Área aproximada da horta (m²)

50 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

14

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Português e Estudo do Meio/Abordagem à Escrita e Conhecimento do Mundo

3.3. N.º de alunos envolvidos

304

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

4

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Os familiares dos alunos colaboram com a oferta de sementes e plantas para transplante, recolhem produtos que usam para confeção de refeições (couve, espinafres, alho-francês, alface, coentro, salsa, hortelã, alecrim e outra ervas aromáticas, etc).

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os alunos estão mais despertos para o conhecimento à volta dos produtos hortícolas, nomeadamente no que respeita ao ciclo de vida, a sua identificação e a sua importância na alimentação. Há um aumento do conhecimento relativo à diversidade de sementes, das plantas, dos frutos e das flores. Alargamento do conhecimento relativo à biodiversidade. As atividades da horta proporcionam uma maior motivação para as aprendizagens curriculares, com observações "in loco", realização de trabalhos de projeto e pesquisas. Os encarregados de educação envolvem-se com maior facilidade na dinâmica da escola e tornam-se mais colaborantes.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

O espaço da horta vertical é dinamizado com o apoio dos técnicos do Centro de Animação Infantil Municipal-CAIM e respetivos docentes titulares, numa metodologia de pequenos grupos, de acordo com calendarização semanal. O espaço da horta horizontal é dinamizado principalmente pelos alunos do pré-escolar (tratam a terra, semeiam, mondam, adubam (com o composto do compostor) e regam), com o apoio das educadoras titulares e respetivas assistentes operacionais e/ou pais. Há ainda a criação de um jardim de inverno no espaço do pátio interior da Escola que possibilita a participação de todos os alunos.

7. Como é feita a preparação do solo?

No início do ano letivo, os funcionários da Autarquia fazem a limpeza do solo para a horta. Seguidamente, o solo é preparado pelos alunos, professoras e assistentes, com fertilizante da compostagem feita na escola. A monda e limpeza ao longo do ano são asseguradas pelos alunos, docentes, assistentes operacionais e técnicos do CAIM.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Existem 2 compostores no espaço da Horta pedagógica, onde são colocados os resíduos (cascas ou restos de frutos que os alunos comem na escola, por exemplo). São dinamizadas sessões sobre o tema "compostagem" pelas técnicas da Autarquia, envolvidas no projeto Eco-Escolas.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Physalis, framboesas, mirtilos, amoreiras, morangueiros, couves, ervilhas, espinafres, tomates, alfaces, milho, hortelã, coentros, salsa. Há consociação de aromáticas: poejos, orégãos, hortelã-da-ribeira, alfazema, alecrim, erva-príncipe, arruda, erva cidreira, artemísia), plantas aquáticas (papiro, atabuas) e de plantas decorativas (catos, margaridas dobradas, amores-perfeitos, malvas, jarros, etc).

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Os alunos com o apoio das educadoras/ assistentes operacionais procedem à rega pela manhã, sempre que necessário.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Foram plantadas aromáticas e plantas decorativas com o objetivo de atrair os insetos predadores dos que destroem as plantas da horta. Há observações, com frequência quase diária, para identificação de pragas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Sim

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Surgem habitualmente caracóis e lagartas que são apanhados à mão.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta

  • Feira na escola
  • Aulas na horta

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1

Descrição

Fotografias

Atividade 2

Descrição

Fotografias

Atividade 3

Descrição

Fotografias

15. Outros aspetos de realce da horta

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: avatar Escola Básica de Aljustrel

Professor coordenador da horta: Mariana Júlia Diogo Narciso Barbio