Escola Básica Roque Gameiro (antiga EB 2º e 3º ciclos Roque Gameiro)

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A nossa horta tem 11 anos

2. Área aproximada da horta (m²)

Tem uma área de 38,52 metros quadrados, mais duas floreiras que foram recuperadas e onde normalmente temos ervas aromáticas.

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Geografia, Ed. Visual e Ciências Naturais

3.3. N.º de alunos envolvidos

140

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

3

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Têm oferecido sementes e plantas. Quando temos de encontrar alternativas aos pesticidas para controlar as pragas, os alunos levam a questão para pôr à família e têm chegado boas soluções, principalmente dadas pelos avós. Têm sido feitos convites aos encarregados de educação para virem ajudar nas tarefas da horta mas até à data ainda não se concretizou.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os alunos melhoraram os resultados escolares nos conteúdos curriculares relacionados com esta atividade, nomeadamente no tema Atividades Económicas, subtema Agricultura, lecionado na disciplina de Geografia do 3º ciclo. De um modo geral esta atividade leva alguns alunos problemáticos a desenvolverem um gosto e interesse maior pela escola, facilitando assim a sua integração e rendimento escolar.
A comunidade educativa em geral, acarinha este projeto, aproveitando o espaço da horta como um local aprazível de convívio onde, por exemplo os professores, descomprimem durante os intervalos das aulas.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta é cultivada pelos alunos durante as horas do clube de Educação Ambiental / Eco-Escolas e sempre que necessário, em horas extra, normalmente depois das aulas, por exemplo para regar ao fim do dia

7. Como é feita a preparação do solo?

No início do ano letivo pede-se composto à Valorsul, que tem no município uma estação de valorização de resíduos orgânicos e para a qual a escola contribui com os restos de comida da cantina, ou seja, é troca por troca. Os funcionários preparam o solo, visto ser trabalho muito pesado para os alunos. Por vezes pede-se também ajuda aos funcionários dos Espaços Verdes da Câmara Municipal.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Tínhamos dois compostores, este ano juntou-se mais um ganho com o 1º prémio Hortas Bio, conseguido no ano letivo anterior. São colocados maioritariamente resíduos verdes (relva, folhas, restos da horta) e as borras de café recolhidas nos dois bares da escola.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Diferentes variedades de alfaces e de couves, junto dos alhos, alho-francês e cebolas, espinafres, tomates, pimentos, malaguetas, já se semearam as ervilhas e favas, várias aromáticas à volta da horta e nas duas floreiras, tais como tomilho, poejo, coentros, manjericão, salsa, hortelã, cebolinho, cidreira e funcho. A stevia continua a produzir e já recolhemos as sementes para tentar multiplicar a sua produção. Este ano a novidade da horta é uma pequena plantação de açafrão (5 pés) trazidos já germinados, por uma professora.
Á volta do troco da nespereira temos 3 pés de maracujás e à volta da nogueira temos feijão verde. Para atrair insetos polinizadores temos também capuchinhas, girassóis e alecrim a ladear a horta.

11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita no fim das aulas pelos aluno e quando é necessário, também de manhã cedo pela funcionária. O aproveitamento da água da chuva é feito em moldes muito rudimentares, para vasilhas que se colocam por baixo dos pontos de confluência da água que escorre dos telhados. Mas esta tem de ser utilizada rapidamente para não criar maus cheiros, visto não ser filtrada. Logo que seja possível tentaremos adquirir um sistema mais eficiente.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

As pragas que têm afetado a horta continuam a ser as lagartas das couves e o pulgão que atacou as favas, logo não tem havido necessidade de uma monitorização mais exaustiva.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Sim

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

As pragas têm sido um problema, mas ao mesmo tempo um ótimo objeto de estudo. Têm sido experimentadas várias técnicas, nem todas têm resultado.
Por exemplo a farinha e cascas de ovos nas couves para afastar as lagartas.
Resultou muito bem para o pulgão, pulverizar com chorume de urtigas e a solução de sabão azul e branco diluído em água.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta

  • Feira na escola
  • Confecção de sopas e outros pratos
  • Aulas na horta

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1

Descrição

No Dia do Agrupamento (um dia sem aulas e aberto à comunidade) são convidados produtores de agricultura biológica, devidamente certificados, para fazerem uma pequena Feira de Agricultura Biológica. Quando temos uma quantidade razoável de produtos da horta, também fazemos a sua venda. Juntamente com a produção da horta, temos na escola algumas árvores de fruto, principalmente laranjeiras marmeleiros e abacateiro. Sempre que a quantidade o justifica os alunos fazem uma pequena feira dentro da escola. O produto dessas vendas reverte a favor de uma Instituição da Solidariedade Social da nossa região.

Fotografias

Atividade 2

Descrição

Um dos temas do Eco-Escolas que temos vindo a trabalhar na escola é Alimentação Saudável e Sustentável. Nesse âmbito temos dinamizado algumas atividades em que confecionamos alimentos saudáveis como sopas quentes e frias, fruta, sumos naturais, etc. Tentamos sempre incorporar produtos da nossa horta.

Fotografias

Atividade 3

Descrição

Como já foi referido, as atividades na horta ajudam a cimentar os conhecimentos teóricos do tema Atividades Económicas, subtema Agricultura, lecionado na disciplina de Geografia do 3º ciclo.

Fotografias

15. Outros aspetos de realce da horta

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: avatar Escola Básica Roque Gameiro (antiga EB 2º e 3º ciclos Roque Gameiro)

Professor coordenador da horta: Marta Albuquerque