Escola Básica de Gavião

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 9 anos

2. Área aproximada da horta (m²)

50

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Ciências Naturais, Estudo do Maio, áreas do Pré-Escolar, AEC, Clube doa Ambiente

3.3. N.º de alunos envolvidos

70

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

3

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

As famílias são envolvidas, pontualmente, em atividades planificadas e realizadas pelas crianças do Pré-Escolar e na cedência de estrume biológico para fertilizar o solo.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os produtos da horta são utilizados, pontualmente, no refeitório. Também são vendidos, com um custo simbólico e muitas vezes são entregues nos lares do concelho.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta é mantida por um funcionário que colabora diretamente com os professores e os alunos que estão envolvidos neste projeto.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza é feita com recurso a utensílios tradicionais não mecanizados. Na fertilização do solo utiliza-se estrume biológico cedido por familiares dos alunos.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita com recurso aos desperdícios do refeitório e a folhas secas das árvores que existem na escola e na sua proximidade .

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alface, couve, salsa, coentros, cebolas, rabanetes, nabiça, favas, feijão verde, courgettes e alho francês.

11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita pela manhã, nas horas de menos calor. Este ano também se começou a fazer-se o aproveitamento da água de lavar as frutas e as hortaliças no refeitório.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. Quando se torna necessário.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Sim

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Da lagarta.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta

  • Feira na escola
  • Confecção de sopas e outros pratos
  • Aulas na horta

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1

Descrição

A feira na escola é realizada sempre que os produtos estão prontos a ser colhidos na horta biológica. Os produtos são colhidos pelos alunos do EmpreAmbiente (1º e 2º ano), do Clube do Ambiente e do Pré-Escolar.
São vendidos na sala do aluno ou no átrio da escola por alunos e pela assistente operacional que colabora na operacionalização do programa.

Fotografias

Atividade 2

Descrição

Os alunos confecionaram pratos de culinária a partir de receitas trazidas de casa.

Fotografias

Atividade 3

Descrição

Ao longo do ano letivo desenvolveram-se várias aulas na Horta Biológica com vários anos de escolaridade de acordo com a planificação dos docentes em articulação com a coordenadora do programa.

Fotografias

15. Outros aspetos de realce da horta

A realização da compostagem que se converte em estrume para utilizar na horta.

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: avatar Escola Básica de Gavião

Professor coordenador da horta: Maria Amélia Martins de Jesus