Escola Básica de Santo Onofre

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 50m²)

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desenvolvemos uma horta biológica na nossa escola pelo sexto ano consecutivo.

2. Área aproximada da horta (m²)

200 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

1º ciclo (AEC), Educação Especial, Clube da Horta, Ciências Naturais (2º ciclo) e Matemática (3º ciclo)

3.3. N.º de alunos envolvidos

120

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

4

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Temos a colaboração regular de 2 enc. educação, mas um número mais alargado colabora ocasionalmente.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Há um interesse bastante apreciável nos assuntos relacionados com a produção de hortícolas de um modo biológico, uma vez que já temos um historial relacionado com esta temática. Os alunos levam uma parte dos produto hortícolas produzidos para suas casas, sendo uma outra parte transformados na cozinha no âmbito de um projeto da educação especial, e ainda uma outra vendida aos professores, funcionários e enc. educação.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

As tarefas são coordenadas pelo coordenador do programa Eco-Escolas, sendo cada talhão atribuído a um grupo de trabalho dos vários níveis de ensino

7. Como é feita a preparação do solo?

1. Dado a elevada abundância de infestantes (em número e em porte) recorremos aos serviços prestados gratuitamente por um trator com frese, cedido pela Junta de Freguesia de Alfeizerão.
2. Todos os trabalhos realizados após esta intervenção foram feitos mediante a utilização de utensílios agrícolas tradicionais (enxada, ancinho, sacho, estacas e fio de alinhamento)
3. Com o objetivo de procedermos à melhoria da textura do solo e a uma eficaz fertilização orgânica, procedemos à incorporação de um composto produzido na Mata Rainha D. Leonor, fornecido pela Junta de Freguesia de Nª Sª do Pópulo. (Caldas da rainha)

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com os materiais resultantes da horta e espécies arbóreas.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Uma vez que nos deparamos com dificuldades de limpeza da horta dada as características da maior parte dos alunos (1º ciclo e educação especial), estamos, neste momento, na fase de preparação do terreno para plantação das culturas de Primavera/Verão. O único espaço já plantado, resume-se a uma pequena estufa com cerca de 6m2..

11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Já possuímos a maior parte do material necessário à captação da água da chuva. Falta-nos a devida autorização da direção do agrupamento para proceder às necessárias intervenções nas tubagens de escoamento.
Relativamente à rega, no âmbito da parceria criada com o AKI, ficou planeada a instalação de um sistema de rega gota a gota no presente ano letivo. Já temos, para o efeito, preparada a fonte de alimentação ao referido sistema de rega.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Só temos culturas instaladas na estufa desde a semana passada.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Sim

13.1. Se sim, que espécies?

Galinhas

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta

  • Confecção de sopas e outros pratos
  • Aulas na horta
  • Outra

Outra, qual?

1.Venda de produtos à comunidade escolar. 2. Dia Aberto (atividade com muita tradição na escola)

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1

Descrição

Numa parceria com as docentes da Educação Especial, são confecionadas sopas utilizando para tal, produtos da horta.

Fotografias

Atividade 2

Descrição

Para além das atividades regulares desenvolvidas na horta no âmbito do Clube de Horticultura, as docentes titulares de turma e das AEC do 1º ciclo, bem como de C.Naturais e Matemática, utilizam a horta como uma ferramenta pedagógica nas suas disciplinas, sempre que é oportuno.

Fotografias

Atividade 3

Descrição

O Dia Aberto é um evento já com muita tradição na escola que se caracteriza pela visita de um apreciável número de alunos e encarregados de educação do agrupamento mas também de pais de alunos que se irão, no ano letivo seguinte, matricular-se no 1º e 5 anos de escolaridade e que pretendem apreciar as condições que a escola dispõe. Estes ficam, de uma forma geral, muito entusiasmados com a horta biológica e querem saber a possibilidade doa seus educandos poderem participar naquelas atividades.

Fotografias

15. Outros aspetos de realce da horta

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: avatar Escola Básica de Santo Onofre

Professor coordenador da horta: Carlos Manuel Vicente Pessoa