Projeto Hortas Bio

A ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa e a AGROBIO – Associação Portuguesa de Agricultura Biológica convidam as Escolas da Rede Eco-Escolas de qualquer grau de ensino a participar num concurso de Hortas Escolares. São reconhecidos projetos que:

  • Promovam hortas escolares de acordo com os princípios da Agricultura Biológica (A.B.).
  • Constituam um modelo de sustentabilidade e de envolvimento da comunidade escolar e envolvente.
  • Promovam uma abordagem centrada na inclusão e na participação ativa dos alunos, contribuindo para o seu desenvolvimento pessoal e social, bem como para a sua educação alimentar.
  • Promovam a interdisciplinaridade e demonstrem um planeamento integrado das atividades ao longo do ano e sua integração curricular.

Condições de participação

Podem candidatar-se escolas da rede Eco-Escolas de todo o território nacional que possuam hortas escolares conduzidas de acordo com os princípios da A.B.:

  • sem a aplicação de produtos químicos de síntese, não autorizados na A.B.,
  • com culturas consociadas, incluindo hortícolas e aromáticas
  • demonstrando o envolvimento activo dos alunos
  • com condições de sustentabilidade para além do corrente ano lectivo.

As hortas podem concorrer em 3 escalões:

  • horta pequena - até 50m²
  • horta grande - superior a 50m²
  • horta florida - de qualquer dimensão

A apresentação da horta a concurso realizar-se-á através do envio de 3 conjuntos de fotografias (com um mínimo de 1 e um máximo de 6 fotografias), em diversas épocas do ano (janeiro, março, maio) e de uma descrição onde devem ser clarificados alguns aspectos, através da resposta ao seguinte questionário:

Questionário Hortas Bio

  1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
  2. Área aproximada da horta (m²)
  3. Quem trata da horta?
    1. N.º de professores envolvidos
    2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
    3. N.º de alunos envolvidos
    4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
  4. As famílias são envolvidas?
    1. Como e com que frequência?
  5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
  6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
  7. Como é feita a preparação do solo? (limpeza, mobilização, fertilização)
  8. É feita compostagem?
    1. Se sim, como e com que materiais?
  9. Quais as culturas / consociações instaladas?
  10. Apresentar um desenho/croqui da horta (.jpeg, .gif ou .png)
  11. É feita recolha da água da chuva?
    1. Como é feita a gestão da rega?
  12. Monitorização de pragas e doenças
    1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
    2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
    3. Se sim, quais e como foram combatidas?
  13. Existem animais de criação ligados à horta?
    1. Se sim, que espécies?
  14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta (ex. mercados, concursos, confeção de alimentos,... )
  15. Outros aspetos de realce da horta
    1. Link para a página da horta (blog, facebook, ou outro meio de comunicação)

Participação na categoria Hortas Floridas

Devem ser enviadas fotografias das flores que existem na horta, devidamente legendadas (nome da espécie, data da fotografia, utilidade/função na horta).


A inscrição e apresentação das fotos e informações solicitadas deverá realizar-se aqui.

Prazos

  • 31 de janeiro: inscrição e upload do 1º conjunto de fotografias (situação inicial da horta)
  • 31 de março: upload do 2º conjunto de fotografias
  • 31 de maio: upload do 3º conjunto de fotografias e conclusão do questionário de descrição da horta
  • 15 de julho: divulgação dos premiados

Processo de selecção

O júri será constituído por elementos da ABAE, AGROBIO, elementos da Comissão Nacional das Eco-Escolas e por parceiros do projeto.

O júri reserva-se o direito de rejeitar qualquer candidatura que não satisfaça as condições do concurso.

Critérios de avaliação

Os projetos serão avaliados de acordo com os seguintes critérios:

  • Envolvimento dos alunos e comunidade
  • Técnicas agrícolas utilizadas para instalação e/ou manutenção da horta
  • Sustentabilidade da horta
  • Originalidade/atividades complementares
  • Diversidade de flores que existem na horta e conteúdo da legenda (apenas para as hortas floridas)

Prémios

Serão premiadas três escolas em cada categoria. Prémios a definir até 30 de janeiro de 2018.

Os prémios serão atribuídos às escolas vencedoras no Dia das Bandeiras Verdes 2018.

Inscrição

Para se inscrever nesta actividade, deve até 31 de janeiro declarar a sua intenção de participar através do formulário de inscrição disponível depois de efectuar login.

É uma escola inscrita no Programa Eco-Escolas?

Se sim e já se encontra registado na plataforma Eco-Escolas, realize o login aqui.

Nota: Se não possui credenciais de acesso, ainda não está registado na rede Eco-Escolas ou caso necessite de mais informação, pode contactar o programa Eco-Escolas por e-mail.

As hortas podem concorrer a 3 escalões:

  • horta pequena - até 50m²
  • horta grande - superior a 50m²
  • horta florida - de qualquer dimensão

Para além de 3 conjuntos de fotografias de janeiro, março e maio, deverá ainda responder a um questionário on-line acerca da horta relativamente aos seguintes aspetos:

Questionário Hortas Bio

  1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
  2. Área aproximada da horta (m²)
  3. Quem trata da horta?
    1. N.º de professores envolvidos
    2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
    3. N.º de alunos envolvidos
    4. N.º de funcionários da Escola envolvidos
  4. As famílias são envolvidas?
    1. Como e com que frequência?
  5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
  6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
  7. Como é feita a preparação do solo? (limpeza, mobilização, fertilização)
  8. É feita compostagem?
    1. Se sim, como e com que materiais?
  9. Quais as culturas / consociações instaladas?
  10. Apresentar um desenho/croqui da horta (.jpeg, .gif ou .png)
  11. É feita recolha da água da chuva?
    1. Como é feita a gestão da rega?
  12. Monitorização de pragas e doenças
    1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
    2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
    3. Se sim, quais e como foram combatidas?
  13. Existem animais de criação ligados à horta?
    1. Se sim, que espécies?
  14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta (ex. mercados, concursos, confeção de alimentos,... )
  15. Outros aspetos de realce da horta
    1. Link para a página da horta (blog, facebook, ou outro meio de comunicação)