Flores na Horta

As plantas cumprem importantes funções ecológicas, servindo de habitat e alimento a numerosos organismos vivos. Cada espécie atrai mesmo a sua fauna característica, pelo que ao diversificar as espécies cultivadas na horta, está-se também a atrair mais espécies do reino animal, muitas das quais úteis e amigas do agricultor.

O fomento da biodiversidade no ecossistema agrícola é, assim, uma das chaves da prevenção das pragas, em Agricultura Biológica. Seja pela plantação de sebes diversificadas e estratificadas, seja pela manutenção de zonas de vegetação espontânea, pela preservação de habitat (árvores velhas, charcas, muros de pedra…) ou pela plantação de plantas aromáticas, medicinais e ornamentais, devem ser lançadas mão de todos os meios ao alcance para fazer da horta um meio pleno de vida e diversidade.

Cultivar flores na horta faz todo o sentido e não é meramente uma questão estética! As flores atraem polinizadores, são úteis no combate a pragas de algumas culturas hortícolas e algumas são até comestíveis.

Que flores cultivar na horta?

Espécie Características Fotografia
Abrótano
Artemisia abrotanum
Planta medicinal, utilizada como vermífugo. Usam-se os seus raminhos nos roupeiros para repelir as traças. Propriedades repelentes sobre as pragas. Abrótano (Artemisia abrotanum)
Absinto
Artemisia absinthium
Repelente da áltica, da lagarta da couve, e outras pragas. Plantada num canto da horta, a sua vizinhança é normalmente desfavorável para as outras plantas. Absinto (Artemisia absinthium)
Alecrim
Rosmarinus officinalis
Repelente da lagarta da couve, da áltica e da mosca da cenoura. Alecrim (Rosmarinus officinalis)
Alfazema
Lavandula angustifolia
Atrai muitas espécies de borboletas. Repelente eficaz contra formigas e afídeos. Alfazema (Lavandula angustifolia)
Angélica
Angelica archangelica
As suas flores emitem um forte aroma que atrai os auxiliares, incluindo as joaninhas, crisopas, vespas e numerosos insetos recoletores de pólen e néctar. Angélica (Angelica archangelica)
Aster spp.
Especialmente interessantes para os insetos auxiliares, pela sua floração tardia, no outono. Atraem mais de 20 espécies diferentes de borboletas. Aster spp.
Borragem
Borago officinalis
Planta medicinal, comestível e muito útil na horta: atrai auxiliares, incluindo sirfídeos e outros predadores de afídeos, lagartas e outras pragas. Deixadas sobre o chão afastam os caracóis e lesmas, devido às suas folhas urticantes. Muito atrativa para as abelhas. Borragem (Borago officinalis)
Calêndula ou maravilha
Calendula officinalis
Boa companhia para o morangueiro, a framboesa, a endívia, o feijão, a batata e o tomate. Repele a mosca do alho francês, a mosca branca, e diversas pragas das couves. Combate os nemátodos. Favorece a presença de crisopas, sirfídeos, joaninhas, percevejos Macrolophus, predadores de ácaros e de moscas brancas. Calêndula ou maravilha (Calendula officinalis)
Camomila
Matricaria chamomila
Planta medicinal. Fonte de néctar para os auxiliares. Efeito nematodicida. Boa companhia para as couves, a hortelã, a cebola, as ervilhas e a batata. Camomila (Matricaria chamomila)
Cardos
Carduus spp., Cirsium spp.
São refúgio para predadores de afídeos (larvas de joaninhas, antocorídeos, etc.). As suas flores atraem 26 espécies de borboletas e também abelhas, vespas, abelhões, joaninhas, etc. Os pássaros, em especial o pintassilgo, apreciam muito as suas sementes. Conseguem romper zonas do solo compactadas. Cardos (Carduus spp., Cirsium spp.)
Centáurea
Centauria spp.
Atrai as abelhas e outros insetos auxiliares, especialmente os que protegem as couves e as macieiras. Atrai 39 espécies de borboletas. Centáurea (Centauria spp.)
Chagas ou capuchinha
Tropaeolum majus
As folhas, flores e sementes são comestíveis. Alberga pulgões e lagartas que servem de alimento a muitos insetos auxiliares. É boa companhia para o rábano, os brócolos, os feijões, a alcachofra, o pepino, as abóboras, a batata, o tomate e o espargo. Chagas ou capuchinha (Tropaeolum majus)
Cravo túnico
Tagetes sp.
Muito útil na horta, combate os nemátodos e é repelente de insetos. Fornece alimento a insetos úteis de junho a dezembro, período que dura a sua floração prolongada. Atrai 28 espécies de borboletas. Cravo túnico (Tagetes sp.)
Dália
Dahlia spp.
Planta hóspede de insetos auxiliares. Atrai 20 espécies de borboletas. Dália (Dahlia spp.)
Dente de leão
Taraxacum officinale
A sua floração precoce fornece pólen a muitas espécies de auxiliares, bem como às abelhas. Dente de leão (Taraxacum officinale)
Equinácea
Echinacea purpurea
Planta medicinal com uma magnífica floração estival. Atrai e fornece alimento aos auxiliares. Equinácea (Echinacea purpurea)
Facélia
Phacelia tanacetifolia
Importante planta melífera e muito atrativa para um grande número de insetos benéficos, incluindo antocorídeos, sirfídeos, joaninhas e vespinhas parasitóides. Floração precoce e prolongada. Excelente adubo verde de crescimento rápido; melhora a estrutura do solo. Facélia (Phacelia tanacetifolia)
Gaillardia
Floração estival, atrai insetos úteis e destrói os nemátodos prejudiciais a muitas culturas hortícolas. Muito resistente à seca e fácil de cultivar. Gaillardia
Gerânio
Geranium spp.
Atrai muitos insetos polinizadores. Favorece a presença de pequenos percevejos auxiliares do género Dicyphus predadores de ácaros e mosca branca. Gerânio (Geranium spp.)
Girassol
Helianthus annuus
Atrai muitos insetos polinizadores. No Inverno as suas sementes oferecem um alimento muito apreciado pelos pássaros e os seus caules fornecem abrigo a insetos. Girassol (Helianthus annuus)
Hera
Hedera helix
Excelente refúgio para a fauna auxiliar (sirfídeos, taquinídeos, vespinhas parasitóideas, vespas, etc.). Facilita a nidificação dos pássaros e dá abrigo a morcegos, musaranhos e outros pequenos mamíferos. A sua floração em Setembro-Outubro fornece alimento a muitos insetos úteis. Hera (Hedera helix)
Luzerna
Medicago sativa
Planta melhoradora do solo, que fixa azoto e ajuda a controlar infestante (p.e. a corriola). Floração muito importante para as abelhas. Luzerna (Medicago sativa)
Malva rosa
Alcea rosea
Abriga e alimenta diversos auxiliares. Malva rosa (Alcea rosea)
Margarida
Crisanthemum leucanthemum
Muito atrativa para os auxiliares, incluída nas misturas para bandas florais a semear nos pomares ou na bordadura das hortas. Margarida (Crisanthemum leucanthemum)
Narciso
Narcissus spp.
Mantém os ratos afastados. Planta-se na bordadura da horta. Narciso (Narcissus spp.)
Onagra
Oenothera biennis
As flores abrem à tarde para atrair as borboletas noturnas. Atrai os escaravelhos. Onagra (Oenothera biennis)
Papoila
Papaver rhoeas
Atrai auxiliares, especialmente os que protegem as couves. Papoila (Papaver rhoeas)
Papoila oriental
Papaver orientale
Atrai insetos úteis, especialmente abelhões, que são polinizadores. Papoila oriental (Papaver orientale)
Petúnia
Petunia spp.
Hospedeira de insetos auxiliares; as suas flores atraem os polinizadores. Petúnia (Petunia spp.)
Rosa
Rosa spp.
Alberga uma espécie de pulgões que aparece muito cedo na estação, servindo de alimento a muitos insetos auxiliares que depois se propagam na horta. Plantar junto a alfazema e alho ou cebolinho. Rosa (Rosa spp.)
Rosa-canina
Rosa canina
É um arbusto silvestre cujos caules servem de material para abrigo de vespas e abelhas solitárias. Rosa-canina (Rosa canina)
Sabugueiro
Sambucus nigra
Arbusto de floração abundante, que constitui um importante reservatório de auxiliares, especialmente vespas predadoras, que se abrigam nos seus caules. Muito benéfico para as minhocas e abrigo ideal para a pilha de composto. Os rebentos e as folhas frescas de sabugueiro repelem pulgões, tripes, noctuídeos e ratos. O empalhamento com folhas e bagas de sabugueiro permite controlar a áltica das crucíferas (brassicáceas). As flores são melíferas e os frutos alimentam pássaros auxiliares, em especial a toutinegra, para além de poderem ser usados para fabricar sumos e geleias. Sabugueiro (Sambucus nigra) Sabugueiro (Sambucus nigra)
Sardinheira
Pelargonium spp.
Folhagem aromática, com perfume canforado, mentolado, anisado. Propriedades repelentes de várias pragas. Sardinheira (Pelargonium spp.)
Segurelha
Satureja hortensis
Melífera, atrai insetos polinizadores. Repelente de insetos, que protege contra as pragas da ervilha, da fava e do feijão. Segurelha (Satureja hortensis)
Tremoço
Lupinus spp.
Floração prolongada, fácil de cultivar, favorece os auxiliares. Pode semear-se como adubo verde. Tremoço (Lupinus spp.)
Trevo de cheiro ou Meliloto
Melilotus albus ou Melilotus officinalis
Uma das fontes de néctar preferidas dos sirfídeos, das moscas taquinídeas e de diversas vespas caçadoras e parasitóides. O meliloto branco é rico em cumarina e é repelente para os ratos. Trevo de cheiro ou Meliloto (Melilotus albus ou Melilotus officinalis)
Violeta
Viola spp.
Alimenta lagartas de várias espécies de borboletas, que não prejudicam as culturas. Violeta (Viola spp.)
Zínia
Zinnia elegans
Floração precoce e prolongada, oferece alimento a muitos insetos e a mais de 20 espécies de borboletas. Zínia (Zinnia elegans)

Adaptado de: Lefrançois e Thorez (2014), Plantas compañeras en el huerto ecológico. La Fertilidad de la Tierra, Estella. 190 pp.