Escola Básica e Secundária Dr.º Serafim Leite

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde 2009 (neste ano iniciámos em socalcos...). No início do ano letivo 2014_2015 foi adquirida uma estufa nova com verbas do prémio Montepio.

2. Área aproximada da horta (m²)

A horta tem uma dimensão de 8 x 10 m = 80m2.

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

A promoção desta atividade pretende que os alunos:
Ø Reconheçam a importância de um ambiente limpo e saudável;
Ø Aprendam a respeitar a natureza e os seres vivos vegetais como fonte de vida;
Ø Pratiquem a agricultura biológica;
Ø Aprendam a dizer não aos adubos químicos e pesticidas;
Ø Pratiquem a compostagem, diminuindo a quantidade de resíduos orgânicos a enviar para aterro(reciclagem dos resíduos da cantina e do bar);
Ø Tomem opções alimentares que contribuam para uma melhor qualidade de vida e de saúde;
Ø Promovam a consciência da importância de respeitar e cuidar do ambiente a fim de preservar a sua própria vida;
Ø Desenvolvam o conceito de cidadão atento e responsável no que diz respeito ao desenvolvimento sustentável do planeta Terra.

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Os alunos participam nas atividades da horta essencialmente em contexto não letivo; ou seja, como atividade extracurricular. Assim fazem-no de forma voluntária, entusiasta e motivadora muitas vezes com colegas de várias turmas diferentes. Esta situação contribui para o sucesso das práticas levadas a cabo e melhora as relações interpessoais entre alunos e entre alunos e professores.

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 4
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Clube das Ciências Experimentais, Ciências Naturais, Física e Química e Biologia e Geologia
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 30
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 2
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 0

6. Como são envolvidas as famílias?

Presentemente as famílias não estão a ser envolvidas no projeto.

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Existe reciclagem dos resíduos orgânicos gerados na cantina e no bar. Alguns dos produtos são dados/vendidos em pelo menos um momento, por período.
Relativamente aos alunos o entusiasmo é grande e por isso por vezes torna-se difícil gerir a distribuição de tarefas e a utilização de alguns equipamentos, tais como sacholas, enxadas, etc. Alguns alunos, sobretudo os de 5.º ano que são novos na escola, ficam admirados com o trabalho inerente à obtenção de produtos alimentares de origem vegetal. Além disso muitos desses alunos nunca tinham contactado com a agricultura e tarefas implícitas como cavar, semear/plantar, sachar ou regar; este está a ser o primeiro contacto com o solo, técnicas de cultivo e produção de produtos alimentares hortícolas. Para os alunos mais velho é um continuar do trabalho de anos anteriores e uma aplicação e partilha do saber já adquirido.
Existe assim um sentimento de pertença face ao que é produzido na estufa e o gosto em ver crescer as plantas.

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Nas horas em que os alunos, por grupos, se deslocam à estufa para efetuarem as culturas e o controlo da humidade do solo/rega, existe uma distribuição de tarefas entre eles, com a supervisão da respetiva professora.

9. Como é feita a preparação do solo?

Inicialmente o solo foi cavado por um funcionário. Depois os próprios alunos alisaram o solo e fizeram as suas culturas recorrendo a técnicas tradicionais de agricultura: cavar e sachar para revolver o solo e promover o seu arejamento, rega manual e fertilização recorrendo ao composto que ainda ficou da compostagem efetuada no ano letivo anterior.

10. É feita compostagem?

Sim

10.1. Se sim, como e com que materiais?

É feita com resíduos recolhidos na cantina, no bar e no jardim da escola e também alguns trazidos por alunos e professores de suas casas. Temos 3 compostores.

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

A estufa está dividida em 4 secções. Numa dessas seções existe uma estante em PVC onde existem plantações ou sementeiras em vasos. Nos três outros setores as culturas são feitas na terra. Existem ou vão existir (consoante a época do ano!!) plantações de ervas aromáricas diversas, alfaces, ervilhas, tomates, batatas e flores/plantas ornamentais.

13. Como é feita a gestão da rega?

É maioritariamente feita recorrendo a um regador para otimizar a área de rega e a água consumida.
No entanto no ano letivo anterior foi montado com o apoio de um professor de electrónica e dos funcionários um sistema de rega com aspersores colocados na parte superior da estufa ao qual está associado um programador.Este sistema é mais usado nos dias de maior calor e quando a estufa está repleta nos seus quatro setores de culturas.

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Alguns caracóis!!

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

Os alunos observam periodicamente as plantas procurando sinais de possível existência de pragas (pulgões, caracóis, escaravelhos,...) e de folhas danificadas.
Quando nos depararmos com esta situação é efetuado o respetivo controlo, de preferência e se possível recorrendo a métodos de luta biológica.

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

15.1. Se sim, que espécies?

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

Representação no evento promovido pela autarquia, Cidade no Jardim.
Feirinha de produtos hortícolas na Escola.

16.2. Anexos

 

Publicado por: Escola Básica e Secundária Dr.º Serafim Leite

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Professor coordenador da horta: Cristina Maria de oliveira Ferreira Tavares