Escola EB 1/JI de Pombeiro da Beira

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Este é o segundo ano consecutivo, em que existe uma horta na nossa Escola.

2. Área aproximada da horta (m²)

Tem 5 m2

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Os nossos alunos, ainda que oriundos do meio rural, desconheciam o que era e quais os benefícios da agricultura biológica.Assim, tentámos envolvê-los na construção da horta biológica, na plantação dos legumes e degustação dos mesmos.

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

O facto de reutilizarmos materiais de desperdício (garrafões de água e paletes de madeira), sementes sem tratamento e aproveitarmos, sempre que possível, a água da chuva para a rega . Para afastar algumas pragas, utilizamos plantas( urtigas e borragem) e a cinza da caldeira da escola.

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 2
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: 6- Ciências da Natureza, Estudo do Meio, Biologia e História
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 13
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 3
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 12

6. Como são envolvidas as famílias?

Depois de informarmos as famílias sobre este projeto, convidámo-las a participar, solicitando-lhes que nos enviassem garrafões de água vazios, sementes e algumas plantas hortícolas. Participaram também com a partilha de receitas de culinária que incluíam os legumes plantados.

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Estando a implantada perto da estrada, no recinto da escola, permitiu que os habitantes acompanhassem o projeto, assim como o crescimento dos legumes, sem recursos a adubos ou herbicidas.
Alguns encarregados de educação iniciaram também em casa, por iniciativa dos filhos, pequenas hortas biológicas.
Tivemos também o apoio da Junta de Freguesia da localidade que nos facultou toldos, para colocar à volta da nossa horta.

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta foi feita pelos alunos, com a supervisão dos adultos. Foi realizada uma escala e cada dois alunos tratou da horta no dia estipulado.

9. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo foi feita utilizando terra biológica, borralha (cinza) e restos de excrementos de animais (estrume decomposto), trazidos de casa por uma funcionária, que possui uma pequena quinta.

10. É feita compostagem?

Sim

10.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita com restos de comida, cascas de fruta, folhas secas, ramos de árvore colocados no compostor que existe no recinto da escola.

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

Foram introduzidas as culturas de produtos hortícolas ( feijão, cenoura, alface, pepino, courgette, abóbora, cebolas , beterraba) e plantação de tomateiros, de feijoeiros e morangueiros.

13. Como é feita a gestão da rega?

A rega era feita ao final do dia, pelos alunos, utilizando a água das beiras (chuva) recolhida num recipiente apropriado.

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não, não houve ataque de pragas.

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

15.1. Se sim, que espécies?

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

O tempo que se fez sentir, entre abril e junho,dificultou o amadurecimento dos legumes por nós cultivados . Assim, não foi possível fazer a confecão dos alimentos. Apenas foi confecionada uma salada de alface, que as crianças degustaram, num dos almoços servidos na nossa escola.

16.2. Anexos

 

Publicado por: Escola EB 1/JI de Pombeiro da Beira

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Professor coordenador da horta: Natália Lourenço Nunes