Escola EBI de Santa Cruz da Trapa - Agrup.

a nossa horta bio

Horta pequena (até 50m²)

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Cerca de 6 anos.

2. Área aproximada da horta (m²)

50

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Inicialmente foi usada como cantinho de plantas aromáticas. Ainda se observam arbustos de alecrim dessa fase inicial.
No ano passado foi semeado trevo e algumas plantas. Destas sobreviveram alguns exemplares de erva doce e de cebolinho.
O objetivo fundamental é mentalizar alunos e funcionários não docentes de algumas técnicas usadas na agricultura biológica uma vez que a escola se localiza numa zona rural mas, em que predomina a agricultura convencional.
Por outro lado, pretende-se que os funcionários da escola ajudem a manter funcional a horta de modo a que dentro em breve os produtos lá cultivados possam ser consumidos na escola.

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Quando se participa em projetos com estas características nem sempre há continuidade na conservação e manutenção deste tipo de espaços.
Havendo uma participação ativa dos funcionários há mais garantias que a horta tem o acompanhamento necessário, nomeadamente na época das férias de verão.
Os próprios funcionários e alunos trouxeram plantas que estão a ser plantadas.
Também é notório que nem toda a comunidade sabe usar a compostagem o que também está a ser utilizado neste momento com a recolha de folhas ou o uso das borras do café do bar.

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 1
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Geografia; Clube do Ambiente;
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 15
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 6
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 

6. Como são envolvidas as famílias?

As famílias contribuíram com a doação de diversas plantas para posteriormente serem plantadas na horta.

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Ainda que estejamos numa fase inicial é possível observar nos alunos em geral um maior interesse pela horta e pelo modo como se desenvolve o processo.
Nas aulas de Geografia e com as turmas do 8º ano, aquando da leccionação das atividades económicas o docente acompanha a turma à Horta Bio e aborda a temática da sustentabilidade da agricultura, nomeadamente a agricultura biológica. Aqui são observadas as principais características da agricultura biológica.

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

São os alunos do Clube do Ambiente da escola que têm essa responsabilidade direta mas, como só são 45m semanais é o docente responsável e três funcionárias (incluíndo a cozinheira chefe) que têm zelado e ajudado na escolha de plantas, plantação e manutenção.

9. Como é feita a preparação do solo?

Usando ferramentas manuais.

10. É feita compostagem?

Sim

10.1. Se sim, como e com que materiais?

Folhas secas das árvores do espaço escolar e borras de café.

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

Para já feijão; ervilhas; favas; milho; abóboras; bróculos; couve flor; tomilho vulgar; alface; salsa; cidreira, erva-doce; cebolinho; e hortelã vulgar e hortelã mourisca. Duas macieiras.
O ficheiro com o nome "pousio" é o do lado direito da nossa horta, na qual temos cerca de metade do espaço total em pousio. Aqui encontramos o compostor, trevos (para azotar o solo); arbustos de alecrim. Também espalhámos resíduos de cascas de árvores recolhidos num espaço vizinho e exterior à escola. Estes resíduos têm como objetivo proteger manchas de solo nú e introduzir matéria orgânica de origem vegetal.

13. Como é feita a gestão da rega?

Neste momento não temos necessidade, mas para já vamos usar regador manual uma vez que não é possível instalar outro tipo de sistema de rega.
Temos tido problemas com o excesso de pluviosidade uma vez que houve culturas que não germinaram (caso do feijão).
Literalmente só está a germinar um pé de milho; de ervilhas e de favas.
A salsa também não conseguiu resistir muito bem. Dos 5 pés plantados apenas 1 está a sobreviver.

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Para já não.
Até já encontrámos uma joaninha na Horta!

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

15.1. Se sim, que espécies?

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

Neste ano letivo, em princípio, ainda não será possível desenvolver o consumo dos produtos uma vez que estamos muito condicionados com as condições do estado de tempo. Este ano tem sido atípico na precipitação o que condicionou a nossa sementeira/plantação, e atrasou o desenvolvimento dos nossos produtos.
Um dos objetivos é que os alunos envolvidos possam usar os produtos para consumo na escola e/ou venda, de forma a arranjar financiamento para a gestão sustentável da Horta (também economicamente), e para a participação em viagens de estudo/saídas de campo que possam envolver algum custo associado.

16.2. Anexos

 

Publicado por: Escola EBI de Santa Cruz da Trapa - Agrup.

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Professor coordenador da horta: Rúben Lopes Figueiredo