Escola EB Torrinha

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 10 anos

2. Área aproximada da horta (m²)

152m²

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Existia um espaço na escola que se encontrava abandonado e pretendeu-se dar-se um uso pedagógico a esse espaço. Assim procuramos proporcionar aos alunos oportunidades para a compreensão da origem dos alimentos, observação do seu desenvolvimento e tudo o que implica esta actividade. Assim tem como objectivos: contribuir para a sustentabilidade da terra, sensibilizando os alunos para o respeito e defesa do ambiente. Proporcionar oportunidades para que os alunos compreendam a origem dos alimentos, o ciclo da vida das plantas que as originam. incentivar hábitos alimentares saudáveis. observação de vários tipos de sementes e sua germinação em vaso na sala de aula. dar conhecimento aos alunos sobre o amanho da terra, tipo de solo que existe na nossa horta e quais os utensílios a utilizar. Identificar alguns factores do ambiente que condicionam a vida e o crescimento das plantas. Tipo de adubos "químico e natural" vamos valorizar o natural, fazendo composto orgânico através de compostagem. controle de pragas e doenças.

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Este protejo tem algumas particularidades na medida em que são os alunos que fazem todo o processo sobre orientação dos docentes.

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 13
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Portugues, Matemática, estudo do Meio e Expressões (todo o Curriculo do 1º C E B)
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 275
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 1
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 2

6. Como são envolvidas as famílias?

Os pais foram todos convidados para trabalhar na Horta e desenvolver actividades em parceria com os professores e alunos. No final do ano foi realizada uma feira dos produtos horticolas e toda a comunidade foi convidada.

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os alunos para alem do interesse e motivação permite integrar diversas áreas do currículo de forma mais motivadora podendo observar e descobrir no local de forma real e concreta. Quando os alunos trazem o composto para a compostagem envolvem a família e a comunidade.

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Cada turma tem o seu horário e tarefa e o seu espaço próprio.

9. Como é feita a preparação do solo?

Tirando as ervas, os paus, as pedras e cava-se a terra manualmente. misturando o composto que existe nos compostores.

10. É feita compostagem?

Sim

10.1. Se sim, como e com que materiais?

Cascas de fruta, restos de legumes e folhas de arvores

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

Couve, alho, favas, alfaces, morango, batata e ervas aromáticas.
alface/couve
alface/alho

13. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita sempre que é necessária por mangueira ou agua das chuvas. Como este ano choveu muito não houve muita necessidade de regar.

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Houve: caracóis e míldio.

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

Copinhos de cerveja e apanha manual de caracóis.

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

15.1. Se sim, que espécies?

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

Feira dos legumes da horta realizada no final do ano lectivo.

16.2. Anexos

 

Publicado por: Escola EB Torrinha

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Professor coordenador da horta: Leopoldo Bravo