Escola EB1/JI - Quinta da Cabouca

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Existe há um ano

2. Área aproximada da horta (m²)

67,84 m2

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

A escola está rodeada de quintas que pertencem a alguns familiares das nossas crianças e a terra desta zona é muito fértil.
Também queremos que os nossos alunos tenham experiências diferentes e um maior contacto com o meio ambiente.

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

A nossa horta é tem sido um ponto de encontro entre toda a comunidade educativa.

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 11
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Como a escola é do pré e 1º ciclo todas as áreas estão envolvidas.
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 210
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 5
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 25

6. Como são envolvidas as famílias?

Os pais e avós são convidados a participar e a ajudar na manutenção da nossa horta no seu tempo livre.

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Foi criado o dia da Cabouca onde a comunidade educativa vem à nossa escola para ajudar na manutenção da horta e dos espaços verdes exteriores, nomeadamente: canteiros e o jardim de cheiros.
Todas as turmas participaram na plantação das plantas na horta e na sua colheita.

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

As auxiliares têm a tarefa de regar e as turmas vão uma vez por semana fazer a manutenção do seu espaço na horta.

9. Como é feita a preparação do solo?

O solo foi adubado com o adubo do nosso compostor e também com a terra que foi retirada das valetas da escola.

10. É feita compostagem?

Sim

10.1. Se sim, como e com que materiais?

Com os restos dos alimentos do refeitório da escola e dos lanches dos alunos.
Também com as folhas e as ervas da nossa escola.

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

No ano passado tivemos alfaces, couves, batatas , courjetes, tomate, abóboras, melão, pepino, pimentos, cebolas, nabos, hortelã, salsa, coentros, alecrim, morangos...

13. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita com uma mangueira directamente da torneira da escola.

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Sim tivemos piolhos na flor das favas, mas retirámos essas plantas que tinham o piolho e ficou tudo bem.

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

Retirámos essas plantas que tinham o piolho e ficou tudo bem. Cortámos as partes cimeiras (apical).

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

15.1. Se sim, que espécies?

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

Realizámos o dia da Cabouca, como já foi referido e a venda dos produtos da horta aos pais.
Fizemos saladas com as alfaces da horta e doce de abóbora com as abóboras que nasceram no ano letivo passado na nossa horta que foram vendidos na feira de Sabores que realizámos na escola no Magusto ( 11 de novembro).

16.2. Anexos

 

Publicado por: Escola EB1/JI - Quinta da Cabouca

avatar

Professor coordenador da horta: Helena Maria Barroso P. E. R. Rato