Escola Básica e Secundária de Infias - Vizela

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

5 anos

2. Área aproximada da horta (m²)

200

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Integrar/ motivar alunos com dificuldades de aprendizagem na vida escolar através de uma dinâmica prática;
Desenvolver capacidades e competências que facilitem a integração na vida ativa, preparar os alunos para a criação dos seus próprios meios de subsistência;
Possibilitar o contacto com a natureza e desenvolver o gosto pelas práticas agrícolas;
Divulgar e promover os 4 princípios da agricultura biológica (Saúde, Ecologia, Justiça, Precaução)
Ensinar a trabalhar a terra e a cultivar produtos que estão na base de uma alimentação saudável.
Contribuir para uma melhor gestão da vida e do orçamento familiar.
Contribuir para uma maior autonomia da escola.

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Nesta região, face ao desemprego existente, a agricultura pode dar resposta a problemas económicos e sociais. Este projeto permite valorizar e potênciar o empreendedorismo da comunidade escolar através de simples atos como calendarizar tarefas, reunindo grupos de trabalho com pais, alunos, professores e funcionários; organizar e dimensionar o espaço hortícola, tendo em vista a sua rentabilização; conhecer e decidir o que plantar e semear sazonalmente, bem como observar e investigar o desenvolvimento das sementes e plantas e experimentar diferentes culturas e sementeiras. Outro aspecto enriquecedor é o desenvolvimento de competências de inclusão, na comunidade, devido à participação ativa do departamento de educação especial. Também a partilha de saberes e experiências agrícolas trazem riqueza a este projeto.

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 6
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Português, Biologia, Física e Química, CN, Ed. Cidadania, EVT, Matemática.
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 120
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 4
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 12

6. Como são envolvidas as famílias?

As famílias têm colaborado nas atividades trazendo sementes e plantas gratuitamente.

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os produtos hortícolas são de grande qualidade, sendo que nos têm pedido a organização da venda local destes produtos.
A participação e o empenho dos alunos em atividades como o worshop da horta para a mesa.

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A CM de Vizela tem colaborado com a limpeza do terreno no início de cada ano letivo.
Em anos anteriores a horta foi dividida em talhões para as turmas do 5º e do 6º, que se organizaram nas tarefas. Esses talhões estão agora a ser reorganizados para integrar as novas turmas de 5º ano. Os alunos dos cursos vocacionais têm colaborado sobretudo na poda e na compostagem.
Os alunos de CT (10º A, 10ºC e 12º A) têm feito sementeiras de aromáticas, tomateiros e ervilhas, a fim de se transplantarem para a horta.
Há alunos que voluntariamente se disponibilizam em horas a combinar a trabalhar nos trabalhos de limpeza. A equipa eco-escolas e os alunos das brigadas verdes continuam a impulsionar este trabalho promovendo sempre a autonomia de cada grupo.

9. Como é feita a preparação do solo?

A CM tem ajudado na preparação inicial do terreno no início do ano letivo. Depois o solo é cavado manualmente e enriquecido com composto.

10. É feita compostagem?

Sim

10.1. Se sim, como e com que materiais?

Há um compostor construído em madeira no qual são colocadas, em camadas sobrepostas, castanhos (folhas de árvores …) com outros mais verdes e ricos em azoto (corte de relva, borras de café,…). Temos a colaboração da cantina com os restos de legumes e do bar da escola com borras de café e cascas de fruta.

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

Milho, tomates, alho francês, cebola, alface, abóboras, chuchu, ervilhas, favas, salsa, cebolinho, cidreira, alecrim, alfazema, hortelã, morangos, couve-nabiça, tronchuda, repolho e couve galega.

13. Como é feita a gestão da rega?

Há uma parte com rega automática, mas habitualmente, a rega é feita manualmente por alunos, professores e funcionários. Existe um ponto de recolha de água proveniente da chuva.

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não.

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

15.1. Se sim, que espécies?

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

- Wokshop de culinária: “Da horta para a mesa”, no dia 12 de novembro
- Workshop sobre ervas aromáticas, no dia 17 de março
- Peddy – paper escolar, no dia 22 de abril
- Feira das profissões, numa banca do eco-escolas, no dia 3 de maio
- Feira Rural na escola com a venda dos produtos hortícolas da horta, no dia 12 de maio
- Banca eco – escolas no Arraial Minhoto da nossa escola, a 17 de junho
- Diversas vendas

16.2. Anexos

 

Publicado por: Escola Básica e Secundária de Infias - Vizela

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Professor coordenador da horta: Sílvia Maria Ribeiro Lemos