Escola EB1/PE do Estreito da Calheta

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 50m²)

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Existe uma horta na escola há 8 anos.

2. Área aproximada da horta (m²)

A horta tem, aproximadamente, 120 m2 de área

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

A horta foi criada com o intuito de ensinar, às crianças da escola, como preservar o nosso ambiente, a importância da agricultura na sustentabilidade do planeta e como aproveitar os resíduos orgânicos. Foi, igualmente, pretendido motivar os encarregados de educação e restante comunidade para a renovação de algumas práticas agrícolas antigas, a redução do uso de fertilizantes químicos e a introdução de hábitos de compostagem doméstica.

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

O tamanho da área de cultivo, o envolvimento de toda a comunidade educativa bem como da comunidade envolvente, a duração do projeto (8 anos) e a criação de uma área de pomar circundante à horta.

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 15
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Pré- escolar e Educação para a Cidadania (1.º ciclo).
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 102
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 8
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 4

6. Como são envolvidas as famílias?

Fornecem sementes ou plantas, compram alguns dos alimentos colhidos, visitam o espaço com os seus filhos e ajudam, esporadicamente, na sua manutenção.

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Como o projeto já tem uma durabilidade significativa, é visível a naturalidade com que todos os alunos e seus pais encaram o trabalho que se faz. Os alunos demonstram muito interesse pelo projeto, pois é um espaço aprazível para aprender.
Este ano temos ainda a colaboração dos utentes do Centro Cívico da freguesia que, para além de terem aulas de desporto na escola, quiseram ajudar no projeto. Assim, e com o apoio do professor de desporto, aumentaram o espaço da horta e são responsáveis por um talhão.

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Cada turma, desde o pré-escolar ao 4.º ano de escolaridade, gere um talhão da horta: planta, monda, rega e colhe os produtos. Para isso contam com o apoio dos respetivos professores titulares de turma, das auxiliares e de alguns pais.
Os utentes do Centro Cívico gerem o novo talhão, criado especialmente para eles.

9. Como é feita a preparação do solo?

No período de férias de verão, o terreno fica em repouso sem culturas. Em setembro, no início das aulas, os alunos mondam os seus talhões que, posteriormente, são cavados pelos professores ou auxiliares. Antes de iniciarem as plantações, os alunos espalham o composto orgânico produzido através da compostagem doméstica na escola, durante o ano letivo anterior.

10. É feita compostagem?

Sim

10.1. Se sim, como e com que materiais?

Colocando dentro de um compostor, feito por um pai com paletes de madeira, os restos de legumes, cascas de legumes e frutas, cascas de ovos, palha de cana de açúcar, relva seca, borras de café, sacos de chá, folhas do jardim e ervas sem sementes.

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

As culturas produzidas tentam sempre estar de acordo com a época do ano. Cultivam-se cebolas, alfaces, favas, ervas aromáticas (funcho, salsa, orégãos, segurelha, alecrim, coentros, etc.), couves de várias qualidades, beterrabas, cenouras, feijão, etc.

13. Como é feita a gestão da rega?

Como ainda não foi possível implementar o sistema de rega por levada (sistema tradicional da Madeira), usamos a água de rede para regar. Sempre que possível, a rega é efetuada ao início ou fim do dia, momentos de menos calor.

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Sim.

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

Em anos anteriores, tivemos um ataque de piolho do feijão. Este foi combatido com a lavagem das plantas com calda de sabão azul e branco, cinzas de carvão e plantação de ervas com poder repelente.

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

15.1. Se sim, que espécies?

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

Durante a semana dedicada ao ambiente ( primeira semana de junho), realiza-se a venda de produtos da horta num "Lojinha pedagógica". Ao longo do ano, confecionam-se alguns doces com abóboras e fruta do pomar.

16.2. Anexos

 

Publicado por: Escola EB1/PE do Estreito da Calheta

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Professor coordenador da horta: Maria João Fernandes Sousa Abreu