Escola Básica Padre Donaciano Abreu Freire

a nossa horta bio

Horta pequena (até 50m²)

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

3

2. Área aproximada da horta (m²)

7

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

A criação da Horta no Pré Escolar teve como objetivos:
No que se refere ao Ambiente - promover nas crianças noções e atitudes de proteção da natureza, sustentabilidade e diversidade e sensibilizar para a poupança dos recursos naturais e da energia;

No que se refere à Saúde - incentivar hábitos alimentares saudáveis, prevenindo os perigos da obesidade, da diabetes e dos efeitos nocivos do “fast food”;

Na Educação – proporcionar a aquisição dos conhecimentos e competências previstas nas metas de aprendizagem de ensino através de atividades práticas, motivadoras e socialmente úteis.

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Aproveitamento do terreno ao abandono que estava atrás da Escola.
Reaproveitamento dos pneus que um dos pais iria colocar a queimar, o que nós achamos que era uma ação de poluição Ambiental. Para evitar essa ação menos correta, aproveitámos os pneus para o cantinho das ervas aromáticas, fazendo com eles os canteiros. e ainda os canteiros de emblezamento das árvores do pomar..

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 7
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Pré Escolar, Clube Eco Escola
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 60
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 5
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 50

6. Como são envolvidas as famílias?

Na recolha de plantas e sementes para posteriormente serem semeadas e plantadas na horta.
Alguns produtos da Horta são distribuídos pelos alunos intervenientes no cultivo da repetitiva horta, levando para casa para o consumo familiar.


7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Grande entusiasmo e interesse em participar nas tarefas propostas pelas Educadoras e Coordenadora do Clube Eco Escola. Existe uma responsabilidade e preocupação na preservação e na manutenção da horta.

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é organizada da seguinte forma:
Todas as semanas, 2º , 4º e 6º feiras, um grupo de alunos das diversas salas e anos, são responsáveis pela manutenção da Horta. Durante uma Hora e meia, tratam da horta: tirando as ervas daninhas, regando e mexendo a terra. quando os produtos Hortícolas já se podem recolher, há a recolha e distribuídos pelos alunos ou então vão para a cantina escolar. Dependente também da época, há a plantação ou semear os produtos, que cada aluno consegue trazer de casa ( feijão, alho, alface, ervilhas, favas...).
No cantinho das ervas aromáticas, à uma turma responsável, a turma dos 4 anos. Aqui também três vezes por semana se faz a manutenção: rega, retirar as ervas daninhas e recolha das ervas. o cantinho dos canteiros aromáticos suspenso é da responsabilidade pelos alunos que integram o Clube Eco Escola. A sua manutenção e monitorização é feita todas as 3º feiras.

9. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo, é feita através da técnica tradicional: mexer a terra com a enxada e ancinhos.
O fertilizante é natural, apenas com o resultado da compostagem feita também pelos alunos intervenientes.

10. É feita compostagem?

Sim

10.1. Se sim, como e com que materiais?

A Câmara Municipal de Estarreja, cedeu um Compostor, onde todas as semanas são depositadas todas as ervas daninhas retiradas da Horta, e as folhas das àrvores que vão caindo no recinto escolar. Aí vão se deixando ficar para a compostagem e reaproveitá -la par o fertilizante da Horta Bio.

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

As culturas cultivadas na horta foram:
Favas, ervilhas, rabanetes, alface, morangos, feijão verde, alhos, cenouras, batata doce, couve e ervas aromáticas ( hortelã pimenta, salsa, coentros...)

13. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita de 2 em 2 dias pelos alunos do Pré Escolar, sob orientação das Educadoras de Infância e Assistentes Operacionais. A água para a rega é oriunda do armazenamento da água da chuva que se encontra num grande recipiente.

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não houve ataques de pragas e ou doenças na horta.

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

15.1. Se sim, que espécies?

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

Realizou-se a compostagem que serviu como fertilizante para a horta. Na compostagem foi reaproveitado para além das ervas daninhas, as cascas das frutas que os alunos e os professores comiam ao lanche.
Houve o reaproveitamento de Pneus pintados e coloridos para decorar o canteiro do Pomar.
Na Semana Eco, realizou-se um mercado com Produtos Bio, alguns oriundos da nossa Horta Bio-
Participação no Concurso "Os Espantalhos ", orgaizado pela Câmara Municipal de Estarreja.

16.2. Anexos

 

Publicado por: Escola Básica Padre Donaciano Abreu Freire

avatar

Professor coordenador da horta: Judite D'Assunção Saraiva Ferrão