Escola EB1/JI de Coja

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta existe há cerca de 3 anos.

2. Área aproximada da horta (m²)

A horta tem cerca de 4 metros quadrados (espaço disponível no recinto escolar).

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

A horta teve a sua continuidade por escolha dos alunos no momento da auditoria.

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

A horta nos anos anteriores era vertical, o local onde para onde foi projectada e construída não era o mais indicado. Em reunião de Conselho Eco-Escolas os conselheiros consideraram que se deveria manter a horta mas ocupando os espaços disponíveis junto do refeitório.
Construiu-se duas estruturas (caixas rectangulares) de madeira para fazer a horta porque o espaço livre era uma zona ajardinada na qual não se pode cavar devido à existência de tubagens (enterradas no solo) de rega automática. A construção das caixas rectangulares foi a única solução encontrada para dar continuidade à horta.

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 7
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Português, Matemática, Estudo do Meio, Conhecimento do Mundo, Formação Cívica.
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 118
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 4
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 30

6. Como são envolvidas as famílias?

As famílias tiveram conhecimento da construção da horta pelos alunos e pelas decisões tomadas no Conselho Eco-Escolas assim como a divulgação de fotos. Os pais envolveram-se no envio de sementes e de materiais reutilizados (pneus e garrafões) para usar no espaço da horta.

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os alunos estiveram sempre motivados para cuidar e tratar da horta dando exemplos de práticas e técnicas utilizadas pelos pais e familiares no cultivo das plantas em casa.

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta foi da responsabilidade de um docente e da sua turma, contudo todas as turmas da escola participaram nas diversas fases desde a sementeira, preparação do solo, rega e manutenção da horta.

9. Como é feita a preparação do solo?

A construção das caixas de madeira adaptadas ao espaço disponível permitiu que se usasse terra do espaço escolar misturada com terra de compra própria para o efeito. A terra foi misturada para que se fizesse a replantação das diversas plantas semeadas em recipientes adaptados (garrafões de plástico).

10. É feita compostagem?

Não

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

As plantas semeadas foram: plantas aromáticas, morangueiros, couves, milho, feijão e grão de bico.

13. Como é feita a gestão da rega?

A rega foi da responsabilidade da turma e do docente responsável pela horta.

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não.

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

15.1. Se sim, que espécies?

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

Como a horta ainda está em fase de construção no novo espaço encontrado para o efeito, a produção não foi significativa o que foi produzido foi usado no consumo interno sempre que era possível.

16.2. Anexos

 

Publicado por: Escola EB1/JI de Coja

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Professor coordenador da horta: Carlos António da Cruz Borges