Escola EB 1,2,3/PE Bartolomeu Perestrelo

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 3 anos.

2. Área aproximada da horta (m²)

100m2

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

A ideia surgiu no âmbito de outro projeto existente na Escola denominado "Bartolomeu Ativa", que alerta para os hábitos e estilos de vida saudáveis. Mais tarde, resolvemos inscrever-nos no projeto Eco-Escolas.

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

O espaço onde está inserida a horta.
O aproveitamento de um espaço outrora abandonado.
Os materiais usados.

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 2
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: FPS e EF.
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 25
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 0
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 0

6. Como são envolvidas as famílias?

As famílias para já não estão diretamente envolvidas na horta, mas já têm colaborado com a oferta de ferramentas, sementes, árvores de fruto, etc, que são trazidos pelos alunos envolvidos no projeto. São também, de um certo modo, envolvidas quando compram produtos produzidos na horta e vendidos posteriormente à porta da escola.

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Nas redes sociais são muitos os Pais/EE, professores e alunos que seguem o desenvolvimento da mesma;
A participação e o interesse dos alunos em colaborar na sua manutenção;
O interesse dos pais, professores e funcionários em, de vez em quando, dar uma "olhadela" ao espaço e emitir opiniões sobre a mesma.

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A preparação e limpeza do espaço no início do ano letivo fica à responsabilidade dos professores.
Durante o ano, esta manutenção é realizada de uma forma repartida: 1x por semana os alunos juntamente com o professor fazem a manutenção, onde cada aluno efetua diferentes funções de uma forma rotativa, estando os professores encarregues da rega 3x por semana e manutenção 1x por semana.

9. Como é feita a preparação do solo?

O solo é preparado com estrume de cavalo e, por vezes, com adubo biológico.
É coberto com estilha e só depois é plantado.

10. É feita compostagem?

Sim

10.1. Se sim, como e com que materiais?

Ramos de arbustos e árvores resultantes da poda, ervas secas e verdes resultantes da monda, resíduos orgânicos recolhidos na cantina dos alunos e bar dos professores (borra do café, cascas de laranja, cascas de batata, produtos cozidos, etc).
É posta no composto por camadas e regadas.

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

Normalmente, temos alfaces, aipo, couves, bananas, maracujás, pitangueiras, limoeiro, acelgas e ervas aromáticas (tomilho, louro, funcho, alecrim, etc).
Estamos a tentar arranjar um espaço para umas flores (importante para a polinização).

13. Como é feita a gestão da rega?

No inicio do ano era feita através de um sistema de rega com um programador (2x por dia, inicio do dia e à noite) e uma mangueira transpirante, que entretanto, foram furtados e agora é realizada pelos professores com uma mangueira.

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Sim.

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

Piolho e lagartas.
Depois de detetado o problema, foi feito um cherume de urtigas, lavadas as folhas com sabão, espalhar cinza, etc.

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

15.1. Se sim, que espécies?

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

Venda dos mesmos na porta da escola e na sala dos professores.

16.2. Anexos

 

Publicado por: Escola EB 1,2,3/PE Bartolomeu Perestrelo

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Professor coordenador da horta: Sofia Catarina Pontes Pereira e Filipe Ferreira de Freitas Lopes