EB 1 Olivais

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Por falta de terreno na escola, a nossa horta foi criada e desenvolvida em parceria com a Quinta Pedagógica do Seminário de Montes Claros em Coimbra a aproximadamente 3 Km da escola. É o segundo ano deste projeto.

2. Área aproximada da horta (m²)

2 espaços/áreas, com aproximadamente 30m2 cada um

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

No refeitório da escola, onde almoçam todos os nossos alunos (80), era difícil motivar para o consumo das saladas que normalmente acompanham a refeição, havendo um grande desperdício desses alimentos. Como motivação para alterar comportamentos alimentares, em colaboração com a Associação de Pais, surgiu a ideia de termos a nossa horta. A maior parte dos alunos da escola , que são do 1º e 2º ano de escolaridade, não tem habitualmente ou nunca teve contacto com a agricultura, desconhecia os mais simples processos que dão origem às plantas que conhecem em geral por fotografia.

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

A nossa escola está localizada no coração urbano da cidade de Coimbra. Os espaços envolventes do edifício são reduzidos e com piso de cimento/lajes cerâmicas. Existem apenas 2 árvores de pequeno porte no pátio da escola. Foi necessário encontrar um parceiro que partilhasse o terreno para termos uma horta. A 3 Km da escola, encontramos acolhimento na Quinta Pedagógica do Seminário de Montes Claros (Coimbra). Um dos aspetos que consideramos originais neste projeto foi os alunos deslocarem-se a pé em todas as visitas que fizeram à Quinta. São crianças muito pequenas, que caminharam com alegria e muito entusiasmo com a finalidade de concretizar a proposta que lhes fizemos.

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 5
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Estudo do Meio e Formação Civica.
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 81
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 2
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 10/20

6. Como são envolvidas as famílias?

Desenvolveram todo o processo de proposta ao Seminário, ofereceram sementes e executaram a limpeza e preparação do terreno, dos espaços que nos foram reservados. Acompanharam-nos sempre em todas as deslocações, prepararam e complementaram o "lanche saudável" com doces à base de plantas aromáticas e legumes.

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Após as primeiras atividades na horta o consumo diário de alface nos almoços aumentou.
Na fase final do projeto, o número de pais a colaborar aumentou bastante.
Surgiram novas propostas para alargamento a outras hortícolas e legumes a cultivar.

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os alunos fizeram 3 visitas de trabalho. Os pais estão organizados por grupos, que garantem a manutenção dos cuidados necessários ao desenvolvimento das plantações realizadas.

9. Como é feita a preparação do solo?

Adubos resultantes da compostagem realizada no Seminário.

10. É feita compostagem?

Sim

10.1. Se sim, como e com que materiais?

Em caixas de madeira e retiros, preparados para o efeito. Desperdícios resultantes da preparação de refeições, sobras, detritos animais de capoeira.

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

Feijão verde, favas, alface,couve, ervas aromáticas.

13. Como é feita a gestão da rega?

Água da chuva e água canalizada.

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não.

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Sim

15.1. Se sim, que espécies?

galinhas.

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

Adaptação e divulgação de Folheto/desdobrável, junto das famílias dos alunos sobre Agricultura Biológica.
Horta vertical na escola.
Limpeza de canteiros e plantação de flores.
Execução de Espantalhos em materiais reciclados.
Confecção de salada de alface e ervas aromáticas, para comer com pão e fiambre.

16.2. Anexos

 

Publicado por: EB 1 Olivais

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Professor coordenador da horta: Paula Redondo