Escola Básica e Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A escola tem desenvolvido a atividade da horta pedagógica desde há mais de 20 anos, nem sempre no mesmo local e tem trabalhado no sentido de melhorar a fertilidade do seu solo incorporando resíduos orgânicos compostados.

2. Área aproximada da horta (m²)

A horta tem uma área de 70 metros quadrados aproximadamente (7m x 10m).

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

A horta da nossa escola é uma horta pedagógica. Esteve na base da sua criação a preocupação em demonstrar à comunidade educativa que nenhuma atividade humana tem tanta importância para a saúde do Homem como a agricultura. Presidem à sua manutenção os seguintes objetivos:
- Sensibilizar a comunidade escolar para o benefício da agricultura biológica numa alimentação saudável;
- Conhecer e aplicar os princípios da agricultura biológica;
- Experimentar formas e estratégias de aprendizagem diferentes;
- Fomentar a observação e investigação do desenvolvimento das sementes e das plantas, bem como, a respetiva sazonalidade, em modo de produção biológico;
- Desenvolver o gosto pelas atividades agrícolas e de jardinagem;
- Dinamizar o espaço exterior;
- Utilizar/ vender alguns dos produtos produzidos, mostrando a sua qualidade e valorizando a atividade agrícola.

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

A originalidade da nossa Horta Pedagógica prende-se com:
- a preocupação da utilização/divulgação de algumas espécies autóctones (medronheiro, hipericão do Gerês, loureiro, hortelã) associadas às culturas habituais numa horta e à gastronomia e cultura tradicionais.
- o desenvolvimento de competências de cidadania;
- o desenvolvimento de competências de cidadania;
- o incentivo ao empreendedorismo, através da recolha de experiências, como forma de continuar no ambiente familiar as ideias preconizadas;
- a utilização de alguns produtos para confeção/venda;
- a realização de uma feira/exposição de plantas autóctones e/ou aromáticas/medicinais;
- a elaboração e divulgação de artigos/trabalhos jornalísticos relativos à horta.

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 5
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Ciências Naturais e Educação para a Cidadania
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 28
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 2
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 2

6. Como são envolvidas as famílias?

- Os alunos da equipa Eco-Escola transmitem às suas famílias e aos seus colegas, o gosto e o interesse com que participam nas atividades desenvolvidas na horta e no canteiro das plantas aromáticas, ao longo do ano letivo.
- As famílias foram envolvidas na participação da feira de plantas autóctones e/ou aromáticas/medicinais, realizada como atividade Eco-Escola.
- As famílias são, também, envolvidas através da venda de alguns produtos da horta biológica.

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

A valorização dos conhecimentos e a aquisição de experiências que os alunos da equipa Eco-Escola manifestaram, têm impacto na comunidade educativa, nomeadamente junto dos seus colegas, professores e família.

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

No início do ano letivo, foi apresentado aos alunos da escola um horário de acordo com a sua disponibilidade e a dos professores da equipa Eco-Escola para posterior inscrição de alunos voluntários.
A manutenção da horta foi efetuada pelos alunos que se voluntariaram e que se inscreveram na equipa Eco-Escola da qual fazem parte, também, 5 professores. Desenvolveram todas as atividades com ela relacionadas, designadamente: preparação do terreno, sementeira e plantação das plantas escolhidas, monda, rega e separação de resíduos para compostagem. Foram sendo treinadas algumas técnicas agrícolas.
Foram desenvolvidas as mesmas atividades no âmbito da manutenção do canteiro das plantas aromáticas.
Durante as interrupções letivas, a rega é assegurada por uma funcionária.

9. Como é feita a preparação do solo?

O local da horta apresenta um solo argiloso, com muitas plantas invasoras e com alguns problemas de drenagem, alagando com facilidade no inverno, pelo que se tiveram cuidados redobrados na sua preparação.
Foi cavado e foram retiradas as infestantes através de um trabalho manual com o auxílio de enxadas.
Seguidamente foi incorporado superficialmente composto biológico orgânico, uma vez que a compostagem se encontrava ainda numa fase inicial.
A estes é adicionada borra de café do bar da escola, não só devido aos nutrientes que dispõe, concretamente carbono e azoto, mas também para amenizar o cheiro do compostor, conservar a sua humidade e atrair minhocas.
Depois de aplicado à horta, servirá também como repelente de pragas.
Dada a constituição muito argilosa do solo, foi necessário um recorrente arejamento através da utilização de ancinhos, contudo este será potenciado com a aplicação indireta das borras de café devido à sua capacidade de atração de minhocas que naturalmente contribuem para o seu arejamento à medida que cavam pequenos túneis para se alimentarem.

10. É feita compostagem?

Sim

10.1. Se sim, como e com que materiais?

Folhas secas e verdes, ervas daninhas, restos de vegetais.

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

Horta: Favas, batata, batata doce, beterraba, alface, feijão de trepar, morangos, fisalis, medronheiro, boldo, sala, hortelã e cidreira.

Canteiro das aromáticas: coentros, cebolinho, tomilho, alfazemas, alecrim, murta, hipericão do Gerês.

13. Como é feita a gestão da rega?

No presente ano letivo, devido às condições climatéricas de grande precipitação, só houve necessidade, até ao momento, de regar aquando da sementeira e da plantação.

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Devido às condições climáticas de elevada precipitação, desenvolveram-se muitas lesmas e muitos caracóis. A elevada precipitação dificultou e prejudicou bastante as atividades na horta.
Doenças: Míldio da batateira

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

Foram sendo retirados os caracóis e as lesmas, utilizou-se a borra do café e tem-se verificado uma redução do número de caracóis.
As batateiras foram pulverizadas com uma calda cúprica para prevenir o míldio. Verificou-se uma melhoria.

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

15.1. Se sim, que espécies?

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

- Feira das plantas autóctones e aromáticas/medicinais.
- Utilização de algumas plantas aromáticas, no bar da escola, para fazer infusões para alunos e professores.
- Vendas de produtos hortícolas.

16.2. Anexos

 

Publicado por: Escola Básica e Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima

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Professor coordenador da horta: Maria Teresa de Oliveira Graça Casau