Escola Básica 2.º e 3.º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

4 anos

2. Área aproximada da horta (m²)

100 m2

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Incentivar para a agricultura biológica.
Sensibilizar para a sustentabilidade da Terra.
Contatar diretamente com os recursos naturais.
Motivar para a produção e consumo de produtos biológicos.
Conhecer plantas e ervas aromáticas.
Promover a autonomia.

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Utilização de materiais totalmente recicláveis fornecidos pela comunidade escolar.
Capacidade de mobilizar toda a Comunidade Educativa na participação ativa e manutenção da bio-horta.
Insere os alunos da Unidade Especializada (alunos com necessidades educativas especiais) na participação e organização da bio-horta. Nesta Unidade temos duas alunas com mobilidade reduzida (utilizam cadeira de rodas para se deslocarem) e foi adaptada uma zona na bio-horta para que estas pudessem ajudar na plantação, monda e rega das plantas.
Os alunos do PCA têm no seu horário uma hora para colaborar com o projeto da bio-horta.
Contribuição dos alunos na manutenção de todas as zonas da bio-horta.
A bio-horta desde a sua criação tem sido expandida, inclusive já foi criada uma casa de madeira de apoio a esta, temos ainda um Percurso Sensorial, onde podemos encontrar zonas com, folhas de eucalipto, cascalhos, areia, pinhas, madeira, rolhas de cortiça, relva, cascas de árvore e faúlha.
Construímos muros de pedra, tal como se faz um pouco por toda a ilha, devido à inclinação do terreno.
Construímos também uma varanda de urze. (Estas varandas são tradicionais na ilha da Madeira nos percursos das levadas).
Na zona das aromáticas delimitamos o terreno com garrafões de água com pedrinhas pequenas dentro (esta foi a solução que encontramos para dar utilidade as pedrinhas pequenas que temos encontrado no terreno).
Construção de um "baloiço aromático" recorrendo a uma jantes de bicicleta e a latas de feijão.
Reutilização de tambores de máquinas de lavar roupa para servirem de vasos. Temos seis tambores onde plantamos novelos, antúrios brancos, palmeira e pitangueiras pretas.
A zona da casa da horta é denominada de "Parque de Merendas", onde temos dois espaços com mesas e bancos adaptados (paletes e troncos) e onde os alunos voluntários podem estar. Nesta zona também é possível os professores poderem lecionar uma aula se assim o pretenderem.
A bio-horta tem produzido muita variedade de legumes/vegetais e ervas aromáticas mas uma leguminosa está a se impor como tradição: o chícharo. Para além de azotar o solo, tornou-se um exemplo de como este espaço tem sido fundamental na restauração/redescoberta de velhos hábitos da nossa gastronomia. Desconhecida por muitos da comunidade escolar, a introdução do chícharo deu a provar uma sopa deliciosa que é, agora, esperada com ansiedade pelo ‘tempo’ dela.
A bio-horta da HBG é um ‘poio’ tirado ao jardim onde a terra teima em deslizar e onde o sol é visita tardia, na sua ‘rota’ para o ocaso; contudo, estas contrariedades têm sido pouco explícitas na colheita das muitas experiências de cultivo de todo o tipo de hortaliças e ervas aromáticas. O segredo parece ser o enorme empenho à volta dela, dedicação máxima que vem do estudo e implementação de técnicas ao alcance da agricultura biológica.

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 3
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Ciências Naturais, Físico Química, Geografia, Educação visual.
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 100
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 2
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 50

6. Como são envolvidas as famílias?

No fornecimento de materiais, nomeadamente plantas, adubos e vasos.

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Venda dos produtos hortícolas. No Halloween, no Natal e na Páscoa é realizada uma mercearia onde se escoam todos os produtos da horta produzidos em cada ocasião. Consciencialização para uma boa organização e higiene dos espaços verdes. As ervas aromáticas são utilizadas na enfermaria, no bar dos alunos e dos professores para fazer chá.
Fazemos sopa de chícharo, produzido na horta, na altura das reuniões no bar dos professores.
Construímos um Percurso Sensorial para comemorar a semana da Pessoa Especial, este percurso tem tido um enorme êxito junto dos alunos e professores que fazem questão de o experimentar.

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Alunos voluntários que em horas determinadas dirigem-se à horta acompanhados pelos professores do projeto eco-escolas.
Funcionários que monitorizam o espaço.
Apoio de alguns professores e encarregados de educação que se voluntariam.
Alunos da Unidade Especializada e dos PCA´s (Percurso dos Currículos Alternativos) que incorporam no seu horário horas para participar nas atividades realizadas pelo eco-escolas, nomeadamente na bio-horta.

9. Como é feita a preparação do solo?

Com a compostagem que é feita na escola:
- Com estilha
- Com as plantações que vamos fazendo conseguimos ir azotando a terra utilizando a plantação de favas, ervilhas e tremoços.
- Com adubo natural (de coelho e de cavalo)
- Com chorume (preparado com urtigas para azotar a terra)

10. É feita compostagem?

Sim

10.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita com dois compostores, com a supervisão do jardineiro da escola. Utiliza-se relva, borra de café, folhas secas, cascas de ovos e de frutos. Usamos também os restos dos vegetais da cantina.

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alface, cebola, alho francês, couve roxa, salsa, semilhas, batata doce, favas, tomate, pimentas, alecrim, aipo, funcho, hortelã-pimenta, hortelã-leite, hortelã-chocolate, fisálias, morangos, pimentão, tremoços, beterrava, nabos, chícharo, pimenta, ervilha, feijão, bróculos, couve todos os dias, couve repolho, rúcula, milho.
Consociações: Abóbora-milho-feijão; pimento-cebola; beterraba-cebola.

13. Como é feita a gestão da rega?

Os professores envolvidos no eco-escola, os alunos voluntários e dois funcionários envolvidos no projeto regam em dias específicos a horta. Em tempo de férias é feita uma escala entre os professores envolvidos no projeto.

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Sim.

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

Caracol. Utilizando chorume de urtigas e cinza como substituto de inseticidas químicos.

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

15.1. Se sim, que espécies?

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

Confeção de geleia de abóbora, chila e tomate.
Mecardinhos de venda de produtos da horta.
Confecção da sopa de chícharo no bar dos professores com o chícharo produzido na horta.
Plantação de searas no Natal.
Realização de workshops para os alunos na bio-horta.
Este ano a zona da bio-horta foi reestruturada: Construiu-se muros com garrafas, garrafões e pedra por forma a suster a terra num terreno que tem alguma inclinação.
Fez-se também uma varanda de urze para ajudar na descida para a zona do Percurso Sensorial.
Renovou-se o espantalho e pintamos e redecoramos o ninho da bio-horta.
Construímos uma nova "mobília" na zona anexa à bio-horta, junto à casa, zona que denominamos: Parque de Merendas.
Atualização constante sobre o que é feito na bio-horta no blog ecoHBG: www.ecohbg.wordpress.com
Construímos novos acessos.

16.2. Anexos

 

Publicado por: Escola Básica 2.º e 3.º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia

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Professor coordenador da horta: Ana Lúcia Jorge Vasconcelos