Escola EB 2,3 do Alto do Lumiar

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

5 anos

2. Área aproximada da horta (m²)

250

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Diversificação de estratégias e recursos pedagógicos, bem como a recuperação de infra-estruturas escolares.

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

A articulação com a matemática, bem como a criação de um jardim pedagógico.

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 4
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Ciências naturais, matemática, ensino especial e disciplinas práticas dos cursos vocacionais
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 60
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 2
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 1

6. Como são envolvidas as famílias?

As famílias são incentivadas a doarem sementes, materiais, mão de obra e conhecimentos.

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Em relação à comunidade, existe o reconhecimento de que as atividades na horta têm ajudado a motivar os alunos para a escola e também a aumentar-lhes a variedade de conhecimentos que uma escola pode facilitar.
Em relação aos alunos, além do anteriormente referido, permite-lhes também ocupar os tempos livres com atividades pedagogicamente saudáveis num meio difícil.
Nas reuniões com os pais, estes têm elogiado as atividades desenvolvidas e disponibilizam-se para doar sementes e alguns materiais.
Relativamente aos alunos, estes demonstram mais empenho e empreendedorismo no dia-a-dia escolar.

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Existe uma escala de tarefas rotativa entre os intervenientes

9. Como é feita a preparação do solo?

Preparação com ferramentas manuais e técnicas tradicionais/naturais, respeitando os tempos associados ao tipo de solo e plantas

10. É feita compostagem?

Sim

10.1. Se sim, como e com que materiais?

Desperdícios de plantas, desperdícios alimentares orgânicos e borras de café

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alface, couve, abóbora, batata, cebola, manjerico, tomilho, cidreira, manjericão

13. Como é feita a gestão da rega?

Feita com regador, articulando com a pluviosidade verificada. Também é feita a recolha e armazenamento de parte da pluviosidade verificada no local.

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Sim de insectos.

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

É feita a recolha manual de seres considerados como praga e utilizam-se plantas aromáticas. As plantas doentes são destruídas.

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

15.1. Se sim, que espécies?

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

Articulação com matemática, efetuando-se a organização do espaço e gestão da água, bem como a construção de infra-estruturas.

16.2. Anexos

 

Publicado por: Escola EB 2,3 do Alto do Lumiar

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Professor coordenador da horta: Ana Bela do Nascimento Lopes