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a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

3 anos

2. Área aproximada da horta (m²)

21m2

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Estimular as práticas de educação pela e na natureza por meio do cultivo na horta biológica, incentivando mudanças e melhorias: na qualidade dos ambientes escolares, na alimentação dos alunos, na ampliação de consciência ambiental e na educação para a promoção de um modo de vida saudável.

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Este projeto não pretende ser original, mas antes significativo para todas as crianças envolvidas.

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 4
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Estudo do Meio e Conhecimento do Mundo
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 68
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 2
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 1 (diretamente)

6. Como são envolvidas as famílias?

Nas atividades de divulgação do projeto Horta a toda a comunidade educativa, na Comemoração do Dia Mundial da Alimentação com a realização de uma sementeira de rabanetes para impulsionar a criação de uma horta em casa, na comemoração do Halloween com a elaboração de espantalhos para decorar a horta, realizados com os pais, na promoção de workshops para pais sobre hortas biológicas...

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

- Inclusão de alimentos da horta na alimentação escolar;
- Desenvolvimento de conhecimentos acerca das plantações, características das plantas...;
- Articulação entre valências, com as atividades conjuntas organizadas em torno da horta.

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é realizada 1 vez por semana pelos grupos que trabalham a horta, sendo a repartição das tarefas dividida pelos alunos que compõem o respetivo grupo presente, utilizando o espaço da horta de forma a dividir as tarefas por grupos heterogéneos de idades, em que os mais velhos explicam e ajudam os mais novos na execução das tarefas.

9. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo é realizada com uma mobilização superficial com o objetivo de retirar as ervas daninhas, sendo que o arejamento é efetuado com o auxílio de uma forquilha que não revira o solo apenas o fragmenta para permitir a entrada da água pois é um solo compacto, com tendência a encharcar numa zona superior da horta. Aplicamos regularmente composto e aplicamos cobertura de palha em algumas culturas como por exemplo, na zona onde temos morangueiros.

10. É feita compostagem?

Sim

10.1. Se sim, como e com que materiais?

Temos uma Brigada Verde, que semanalmente muda, sendo responsável por recolher os restos de fruta dos lanches e na cozinha os restos vegetais que resultam da preparação das refeições na escola. São recolhidas folhas secas dos espaços verdes da escola e adicionados ao composto. São também colocas as ervas infestantes da horta que não tenham ainda criado semente. No início do ano, estudaram-se as minhocas e foram adicionadas aproximadamente 20 minhocas ao composto, para tornar mais rápida a decomposição dos restos orgânicos que recolhemos, e fomos percebendo que elas rapidamente se reproduziram lá dentro.

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

Foram instaladas as culturais mais tradicionais da época e que seriam estudadas na disciplina de Estudo do Meio pelos alunos do 1º ciclo. Assim, durante a fase de Outono/Inverno semeámos diretamente acelgas, salsa, cenoura, coentros, fava, ervilha e batata. Transplantámos couve portuguesa e couve coração, alface frisada e quatro estações, cebola, alho e alho-francês e morangueiros.
Criámos um canteiro de morangueiros, no qual vamos transplantar no mês de Março mudas de Borragem, para criar mais um canteiro com plantas para as abelhas, para além do canteiro de aromáticas que tem atualmente cidreira, poejo, hortelã, erva-príncipe, salsa e tomilho. Os coentros estão junto às favas e às alfaces.
Em Fevereiro semeámos alfaces, várias variedades de tomateiros, pimentos e pepinos, em tabuleiros de sementeira e em garrafões, para transplante no final de Abril para a horta.

13. Como é feita a gestão da rega?

Durante o Inverno e como tem chovido regularmente temos apenas regado nos dias seguintes às sementeiras/transplantes, com o regador, pois permite que os alunos mais novos possam regar e perceber como deixar a terra húmida. Na instalação das culturas de Primavera-Verão irá instalar-se rega gota-a-gota para minimizar o gasto de água e permitir que nas férias escolares de Verão as culturas instaladas não sofram com a falta de água. No entanto, nas idas à horta iremos sempre regar com os alunos para reforçar a importância de uma rega regular na horta e ensinar a dosear e identificar quando as plantas necessitam de água.

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Lesmas, Caracóis, lagartas da couve, pássaros.

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

Até à presente data tivemos ataques de lesmas e caracóis, que resolvemos com a limpeza e arrumação da horta, diminuindo os locais onde estes se podiam abrigar e aplicando Ferramol, permitido em AB. Na fase inicial de crescimento das couves, que correspondia à altura de colocação dos ovos das lagartas de 1ª geração, fizemos aplicações de Turex, em dias sem chuva, para diminuirmos os ataques da lagarta da couve. Nesta altura (Fevereiro) tivemos algumas plantas atacadas pelas lagartas de 2ª geração mas que temos recolhido à mão, uma vez que não são em quantidade suficiente para danificar significativamente as couves existentes. As alfaces foram comidas pelos pássaros na fase de crescimento inicial, tendo sido tapadas com metades de garrafões para as protegermos dos pássaros e criar um ambiente mais protegido e aquecido para favorecer o seu crescimento.

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

15.1. Se sim, que espécies?

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

1. Realização de sementeiras de sala de aula;
2. Comemoração de dias festivos com atividades e/ou prendas com alusão ao trabalho realizado na horta;
3. Realização da semana Bio, dedicada a: visitas à horta por todos os alunos, ateliês de horta, visitas de estudo a outras hortas, workshop para pais sobre hortas biológicas, venda de produtos da horta.
4. Realização de trabalhos sobre a temática;
5. Brigada verde (também responsável pela compostagem);
6. Partilha de saberes.

16.2. Anexos

 

Publicado por: Colégio O Cantinho dos Amigos

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Professor coordenador da horta: Helena Cristina Figueiredo Mafra