Escola Básica e Secundária de Fajões

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Dois anos.

2. Área aproximada da horta (m²)

50 m2

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Requalificar espaços exteriores da escola;
Aplicar princípios da agricultura biológica;
Realizar a compostagem dos resíduos produzidos na escola;
Desenvolver atividades com alunos de necessidades educativas especiais;
Fortalecer a ligação da escola com a comunidade;
Fomentar práticas de solidariedade;
Investigar o funcionamento do ecossistema-horta;

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

A horta envolve mães de famílias acompanhadas pelo serviços sociais da escola no sentido de contribuir para a educação para a cidadania. No âmbito do apoio social, foi feito o convite à participação das mães no cultivo da horta, sendo que a colheita dos produtos da horta será realizada em período de férias escolares por estas mães, contribuindo para a sua economia familiar.

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 5
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Ciências Naturais, Educação para a Cidadania, Atividades da Vida Diária (alunos da Educação Especial)
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 30
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 2
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 3

6. Como são envolvidas as famílias?

As 3 mães envolvidas prepararam todo o terreno para a cultura e semearam cerca de metade da horta. Irão cuidar da horta durante as férias de verão e colher os produtos.

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

A horta colabora com o projeto social da escola. Os alunos envolvidos mostraram-se sempre muito entusiasmados e para alguns foi a primeira vez que tomaram contacto com técnicas agrícolas.

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

As assistentes operacionais e as mães limparam o terreno e misturaram o composto produzido no ano anterior. Os alunos do 8º ano semearam as leguminosas (feijão, favas e ervilhas), abóbora e curgete. As mães semearam batata, alface e aromáticas. Os alunos da Educação Especial transplantaram tomate, pimentos e aromáticas. Foram feitos turnos de rega entre todos os alunos. No primeiro período os trabalhos foram muito dificultados pelas condições climatéricas. O terreno apresenta alguns problemas de drenagem e a chuva intensa impediu a preparação do terreno. No segundo período foi necessário semear novamente algumas culturas. Durante as férias escolares serão as mães a fazer a manutenção e a colher os produtos.

9. Como é feita a preparação do solo?

Foi necessário limpar o terreno das culturas do ano anterior, controlar plantas invasoras, retirar pedras e misturar o composto do ano anterior. Também foi necessário fazer a manutenção do compostor e do recipiente para recolha da água das chuvas.

10. É feita compostagem?

Sim

10.1. Se sim, como e com que materiais?

Num compostor, com folhas retiradas do recinto escolar, borras de café do bar e cascas dos alimentos resultantes da preparação das refeições na cantina.

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

Com os alunos foram semeadas essencialmente leguminosas, aproveitando a comemoração do ano internacional das leguminosas. As mães plantaram produtos consoante a época do ano e as suas necessidades. Os alunos da Educação Especial transplantaram tomate e pimentos.

13. Como é feita a gestão da rega?

A rega foi gerida pelas funcionárias da escola, com as mães envolvidas e com os alunos. Existe recolha da água da chuva. Uma vez que metade do terreno utilizado está à sombra e dada a frequência da chuva este ano praticamente não foi necessário utilizar água da rede de abastecimento pública.

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não.

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

15.1. Se sim, que espécies?

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

Debates sobre benefícios nutricionais das leguminosas como parte da produção sustentável de alimentos voltados para a segurança alimentar e nutrição, com o 8º ano.
Sessões de sensibilização promovidas pela técnica superior de Serviço Social às famílias apoiadas pelo Agrupamento.
Não foram realizadas outras atividades uma vez que até ao final do ano letivo não foi possível colher produtos.

16.2. Anexos

 

Publicado por: Escola Básica e Secundária de Fajões

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Professor coordenador da horta: Helena Maria Oliveira Azevedo e Ana Cláudia Oliveira