Escola Básica e Secundária Mestre Domingos Saraiva

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Cerca de 10 anos.

2. Área aproximada da horta (m²)

42 m2

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Envolver os alunos em atividades de caráter prático;
Aperfeiçoar os conhecimentos no âmbito da agricultura biológica;
Reconhecer a importância da agricultura biológica para a saúde.

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Participação ativa dos alunos e professores no âmbito da "Horta Pedagógica".

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 6
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Educação Especial, Estudo do Meio, Físico-Química e Ciências Naturais
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 250
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 3
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 4

6. Como são envolvidas as famílias?

Tivemos a colaboração de um Encarregado de Educação para lavrar, para a abertura de regos e para semear/plantar produtos hortícolas.
Alguns Encarregados de Educação contribuíram com sementes para a Horta.
As famílias têm acesso aos trabalhos da Horta Pedagógica através da respetiva divulgação da atividade.

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os alunos que participaram nas atividades no âmbito da "Horta Pedagógica", revelaram empenho e dedicação. Eram inúmeras as vezes que abordavam os professores no sentido de quererem participar nestas atividades com maior regularidade. Para os alunos da Educação Especial, a participação na "Horta Pedagógica" foi uma mais valia, pois para além de os preparar para a vida, permitiu o envolvimento ativo por parte deles.

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é realizada pelos alunos, com a supervisão dos professores acompanhantes. A horta foi dividida por secções, sendo cada uma destinada a um grupo de alunos diferente.

9. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo de um dos canteiros foi realizada por um grupo de alunos, recorrendo-se a enxadas. Nesse canteiro, foram adicionados e remexidas, "restos" de plantas recolhidas.
O outro canteiro foi preparado utilizando-se um motocultivador, disponibilizado por um pai.

10. É feita compostagem?

Não

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

Aromáticas, árvores de fruta, produtos hortícolas diversos, em rotatividade (favas , cebolas).

13. Como é feita a gestão da rega?

Foram colocados vários regadores na rua, com a finalidade de irem enchendo com a água da chuva. É com estes regadores que se vai regando a horta. Foi também colocado um reservatório para aproveitamento da água da chuva, igualmente para rega. Quando toda a água aproveitada acaba, recorre-se à agua canalizada. Neste caso, a rega é efetuada o mais tarde possível (17/18h).

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não.

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Sim

15.1. Se sim, que espécies?

2 galinhas

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

Não foram realizadas outras atividades.

16.2. Anexos

 

Publicado por: Escola Básica e Secundária Mestre Domingos Saraiva

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Professor coordenador da horta: Rosália Maria Franco Sequeira