Escola Tecnológica, Artística e Profissional de Pombal

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta foi feita no início do mês de Fevereiro de 2016.

2. Área aproximada da horta (m²)

50m2

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

- Motivar os nossos alunos para o gosto da agricultura
- Incentivar a comunidade escolar para a importância da agricultura biológica
- Aplicar as diversas substâncias naturais (cinza, borras de café,...) como alternativa aos pesticidas/fungicidas
- Incentivar os alunos para uma participação ativa contribuindo para o seu desenvolvimento pessoal e social

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Neste 1º passo, ainda estamos a estruturar a horta, uma vez que já semeámos e plantámos algumas culturas. Salienta-se o facto de ao longo destas etapas poder plantar mais algumas culturas de "época", arranjar um sistema de rega original e combater pragas com a presença de outras culturas (aromáticas; armadilhas,etc).

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 2
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Biologia e Área de integração
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 10
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 2
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 

6. Como são envolvidas as famílias?

A horta tem por objetivo "servir" a comunidade escolar e a interação com outras escolas. Se ocorrer a hipótese de envolver algum familiar servirá para um maior enriquecimento e interação com a comunidade "exterior" à escola.

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

- Interação entre os alunos
- Aprender a cultivar
- Dar importância à agricultura biológica

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta é organizada em canteiros com diferentes tipos de culturas. Inicialmente alguns alunos ajudaram a preparar o solo, outros cultivaram-no e outros asseguraram a sua rega. Para a manutenção existe um grupo de 5 alunos que irão garantir a sustentabilidade da horta.

9. Como é feita a preparação do solo?

O solo foi preparado inicialmente por uma máquina que o alisou e retirou algumas ervas, facilitando o trabalho manual. Com enxadas retiraram-se as restantes ervas e colocou-se turfa para enriquecer o solo um pouco compacto. Após a colocação desta terra, procedeu-se ao cultivo.

10. É feita compostagem?

Não

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

Os diversos canteiros contêm algumas culturas desde, alface, cenoura, morangueiros, cebolo, cebolinho, alho-francês, várias espécies de couves (couve-lombarda, couve-rocha, couve-flor, bróculos), funcho. À medida que assegura a manutenção, novas culturas irão ser plantadas, algumas delas por alunos de outras escolas, dando dinamismo à Horta.

13. Como é feita a gestão da rega?

Agora é realizada através das águas da chuva armazenadas em recipientes, estando a cargo de alguns e alunos e funcionárias da escolas.

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Sim. Ocorreu ataque de coelhos selvagens.

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

Cultivaram-se de novo as hortas (idênticas às anteriores), com acréscimo de tomateiros e pimenteiros. Colocou-se uma fita em redor da horta e plantaram-se algumas plantas, como os crisântemos, cujo odor afasta os coelhos.

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

15.1. Se sim, que espécies?

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

Usar para cabazes solidários a realizar durante o mês de Junho.

16.2. Anexos

 

Publicado por: Escola Tecnológica, Artística e Profissional de Pombal

avatar

Professor coordenador da horta: Lígia Sofia Figueiredo Dias