Escola EB1/JI do Alfeite

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde o inicio do ano letivo

2. Área aproximada da horta (m²)

15 metros quadrados

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Numa época em que cada vez nos preocupamos mais com uma alimentação saudável e equilibrada, consideramos que os motivos para as nossas preocupações são muitos: as águas estão cada vez mais poluídas pelos químicos usados na agricultura convencional intensiva; as frutas e os legumes são cultivados à base de fertilizantes e inseticidas químicos com consequências danosas para a saúde e para o ambiente.
Torna-se assim urgente sensibilizar e consciencializar as nossas crianças para os problemas ambientais e para a necessidade de desencadear atitudes de respeito pela vida e pela preservação da Natureza.
A integração da agricultura/jardinagem nos currículos escolares proporciona aos alunos a possibilidade de contactarem diretamente com a Natureza, mas permite, simultaneamente, promover nas crianças atitudes relacionadas com a conservação e melhoria do ambiente, o uso racional dos recursos, assim como uma participação esclarecida e ativa na resolução de problemas ambientais.

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

A Escola Básica nº1 do Alfeite fica situada junto a um pinhal, ladeado de hortas. Dentro da escola existe um vasto espaço exterior cujas potencialidades, ao nível da jardinagem, são amplas. Além disso, dentro do recinto escolar existe uma zona com pinheiros e com um espaço amplo de terreno. Este espaço encontra-se vedado, estando acessível apenas através dum portão. Com este projeto pretende-se aproveitar gradualmente este espaço, transformando-o numa horta pedagógica. Dada a vantagem de se encontrar vedado, tornar-se-á mais fácil proteger as culturas de eventuais danos.
Com a implementação deste projeto pretende-se melhorar a realidade envolvente, privilegiando-se e valorizando-se no decorrer das ações a pesquisa e o envolvimento das crianças em todas as atividades com vista a uma aprendizagem motivada, o que seguramente trará aos alunos benefícios ao nível cognitivo, sócio afetivo e motor.
Este projeto pretende também contribuir para a divulgação da riqueza alimentar das plantas da horta procurando promover uma alimentação que recorra a vegetais, leguminosas, cereais e frutos cuja importância é fundamental para uma alimentação saudável.
Este projeto tem ainda potencialidades para aproximar os nossos alunos da Natureza, criar laços afetivos com as plantas, desenvolver curiosidade relativamente aos fenómenos naturais, promover a atividade experimental e incentivar as relações de companheirismo e inter-ajuda no seio do grupo turma e inter turmas.
Acreditamos que ao haver mais informação e sensibilização relativamente a estas temáticas estamos a contribuir para uma educação ambiental mais eficaz que responsabilize todos nesta luta que é ajudar a salvar o nosso planeta.

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 6
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Transversalmente as disciplinas de português, matemática, estudo do meio e educação cívica.
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 124
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 4
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 3

6. Como são envolvidas as famílias?

Dando a conhecer o projeto aos possíveis intervenientes

Estimulando a participação de todos os agentes educativos (alunos, docentes, auxiliares de ação educativa, pais e encarregados de educação e outros).

Partilhar conhecimentos e saberes entre gerações, uma vez que se envolvem os pais e avós no projeto como colaboradores.

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Envolvimento das turmas de 1º ciclo e de pré escolar no projeto.
Envolvimento de encarregados de educação (pais e avós) na manutenção da horta.
Partilha de informações e saberes com as famílias e as várias gerações.
Estimular o cuidado pela horta e espaços verdes na escola.
Divulgação no site do agrupamento/ Escola

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Existe um calendário das várias etapas de desenvolvimento da horta com os produtos a cultivar em cada época.
Elaboração de tabela de utilização/ visita à horta para as turmas. A manutenção é rotativa (por turma), e cada professor educador orienta os alunos.

9. Como é feita a preparação do solo?

Nesta fase a terra foi revolvida e adubada com alguns fertilizantes.

10. É feita compostagem?

Não

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

Nesta fase inicial foram semeadas cenouras e foram plantadas alfaces, morangos, couves

13. Como é feita a gestão da rega?

Faz-se o aproveitamento das águas pluviais, e o recurso a água canalizada.

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Até ao momento não.

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

15.1. Se sim, que espécies?

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

Venda dos produtos num pequeno mercado a realizar na escola, aberto aos encarregados de educação.
Introdução de produtos da horta em saladas, doces, sopa, saladas de fruta e venda destas

16.2. Anexos

 

Publicado por: Escola EB1/JI do Alfeite

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Professor coordenador da horta: Ana Paula Cruz