Escola Dr. Diogo Albino de Sá Vargas

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta existe há um ano, tendo sido iniciada no ano letivo 2014/15.

2. Área aproximada da horta (m²)

20 metros quadrados

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

- Sensibilizar para o cultivo de hortas biológicas;
- Demonstrar que é possível criar uma horta quando não se dispõe de um terreno;
- Sensibilizar para a prática de compostagem como forma de fertilizar as culturas de modo natural;
- Dinamizar os espaços escolares;
- Demonstrar os benefícios da agricultura biológica através da obtenção de produtos hortícolas de qualidade.

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

A horta criada é vertical e reutiliza materiais.
A estrutura está montada numa parede do recreio da escola, local de passagem obrigatória a toda a comunidade escolar, contribuindo para a sensibilização pela preservação, dinamização e embelezamento dos espaços exteriores.

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 4
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Estudo do meio
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 60
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 3
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 0

6. Como são envolvidas as famílias?

As famílias contribuem com o fornecimento de sementes.

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

A comunidade, de um modo geral, poderá comprovar que é possível criar uma horta, mesmo quando não se dispõe de um terreno, podendo a horta da escola servir como modelo a ser replicado nos lares das famílias envolvidas ou em qualquer outro da comunidade envolvente.
Os alunos poderão acompanhar todas as fases do desenvolvimento das culturas, desde a sua germinação, crescimento e amadurecimento, participando em todas as tarefas, da sementeira, rega, transplante e colheita.

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta obedece a um plano semanal, ficando cada uma das turmas, encarregue dessa tarefa uma vez por semana.

9. Como é feita a preparação do solo?

Antes de iniciar a sementeira e transplantes, foi adicionada a cada garrafa uma pequena porção do composto obtido no nosso compostor. De seguida mobilizou-se a terra para incorporar o composto e promover a circulação de ar.

10. É feita compostagem?

Sim

10.1. Se sim, como e com que materiais?

Os resíduos orgânicos colocados na pilha de compostagem são depositados em camadas alternadas de verdes e castanhos. Os resíduos verdes provêm essencialmente de restos de legumes e frutas da cantina, aparas de relva fresca, cascas de ovos e borras de café, enquanto que os resíduos castanhos são constituídos por folhas e ramos secos, cascas de ovos, aparas de relva seca, cascas de frutos secos, de batatas e palha. São ainda colocadas no compostor, todas as ervas daninhas resultantes da monda das culturas da horta vertical e resíduos orgânicos que os alunos trazem de casa.

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

As consociações instaladas visam favorecer o combate de pragas e doenças das culturas, através da associação de hortícolas com plantas aromáticas, já que estas libertam moléculas bioquímicas com propriedades germicidas e repelentes.
As culturas incluem hortícolas como alface, feijão, pepino, rúcula e morangos, alternadas com ervas aromáticas tais como salsa, manjericão e cebolinho. A horta contém ainda flores comestíveis como amores-perfeitos e petúnias.

13. Como é feita a gestão da rega?

Esta tarefa está incluída num plano semanal, em que cada dia da semana corresponde a uma das quatro turmas da escola.
A rega é realizada com mangueira. Quando disponível, utiliza-se a água que é recolhida em recipientes de plástico reutilizados para a recolha de águas pluviais.

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não
A monitorização de pragas e doenças é realizada através da observação diária da horta por parte dos alunos.
O controlo de pragas é efectuado mediante a presença de ervas aromáticas que actuam como agentes repelentes de pragas. Existem também na horta, caixas ninho para atrair aves insectívoras que poderão contribuir para a eliminação de pragas das culturas.

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

15.1. Se sim, que espécies?

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

Os produtos hortícolas e ervas aromáticas obtidos serão entregues na cozinha, para que possam ser utilizados na confecção de saladas e no tempero de alguns pratos.

16.2. Anexos

 

Publicado por: Escola Dr. Diogo Albino de Sá Vargas

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Professor coordenador da horta: Austelina Rego