Escola EB1/PE do Galeão

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 50m²)

 
A nossa horta foi assim em junho

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta das plantas arómáticas já existe a algus anos sendo sempre melhorada cada ano! Existe um espaço dedicado a um pequeno pomar e uma nova horta que se iniciou este ano letivo.

2. Área aproximada da horta (m²)

No conjunto deve aproximar-se a 80m2

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Proporcionar aos alunos aprendizagens sobre uma agricultura sustentável e alimentação saudável.

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Funciona com uma morfologia típica da ilha, terreno inclinado e onde já existiam espécies endémicas.

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 2
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Estudo do meio,português,inglês,matemática e expressão plástica.
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: Todos participam sempre que possíve em horários previemente estípulados.
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 6
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 4

6. Como são envolvidas as famílias?

Apenas 4 voluntários para ajudar nas atividades da escola. Participam enviando sementes ou plantas para serem cultivadas e gostam de adquirir os produtos sempre que possível.

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Gostam muito não só de cultivar mas também de visitar, notando-se que estão felizes e relaxados. Observam tudo o que existe neste pequeno ecossistema.

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Ás quartas de manhã participam alunos do terceiro ano e da pré escolar, ás quintas alunos do quarto ano.
Ás sextas de tarde alunos do primeiro e segundo ano.
Temos ainda uma aluna de outro estabelecimento em integração social ás quartas de manhã.
Os alunos acompanhados pelos funcionários e professores ajudam na limpeza, na rega na plantação e colheita. Também pesam e colocam preços. Quando há mercadinho participam na venda.

9. Como é feita a preparação do solo?

Com a compostagem realizada na escola e sobretudo com a dedicação dos funcionários.

10. É feita compostagem?

Sim

10.1. Se sim, como e com que materiais?

Ervas, cascas e estrume.

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

Batata doce, batata, alface, feijão, ervilha, fava, beterraba, cebola, alho, abobora, pimpinela, nabo, milho, tomate, couve, brócolos alho francês e plantas aromáticas.

13. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita utilizando mangueira geralmente duas vezes por semana.

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Sim, caracóis e lagartas.

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

Utilizando cinza e algumas armadilhas.

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

15.1. Se sim, que espécies?

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

Mercadinho e confeção de alimentos na cantina.

16.2. Anexos

 

Publicado por: Escola EB1/PE do Galeão

avatar

Professor coordenador da horta: Maria Ligia Correia Gonçalves Rodrigues