Escola Básica e Secundária Miguel Torga, Sabrosa

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há dois anos

2. Área aproximada da horta (m²)

20 m2

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

A horta foi criada no âmbito da disciplina de Ambiente, ministrada ao curso Vocacional de Ambiente, Multimédia e Desporto e dos temas Agricultura Biológica e Biodiversidade, depois do desafio lançado pelo Programa Eco-Escolas.

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

A preparação da terra e a sementeira/plantação ser realizada pelos alunos; as placas de identificação das culturas serem elaboradas pelos alunos do Ensino Especial.

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 3
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Ambiente
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 12
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 3
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 12

6. Como são envolvidas as famílias?

Com o fornecimento de plantas/sementes aos seus educandos para plantarem/semearem na horta; com a transmissão do "saber fazer" dos mais velhos, num concelho rural onde se cultiva em pequenas hortas o que se consome em casa; com dicas e conselhos para aumentar o rendimento da horta.

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção/monda era feita durante as aulas de Ambiente dos alunos do Curso Vocacional. Estes ainda, em grupos de dois, ficaram responsáveis pela rega diária. A última monda foi realizada por dois alunos do Curso Vocacional que estavam a realizar a prática simulada de Desporto na Escola.

9. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo foi feita com o recurso a enxadas para a remoção das ervas e arejamento/revolvimento da terra. Para enriquecer o solo usou-se fertilizante natural fornecido por um encarregado de educação que se dedica à cunicultura.

10. É feita compostagem?

Não

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

Feijão; alface; salsa; cebola

13. Como é feita a gestão da rega?

A rega tem sido feita pelos alunos responsáveis pela horta, os alunos do Curso Vocacional, diariamente, de manhã quando chegam à Escola. Atualmente, como os alunos deste curso estão a realizar a prática simulada, a rega é feita por uma assitente operacional com a ajuda de alunos voluntários.

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

15.1. Se sim, que espécies?

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

Não foi possível realizar nenhuma atividade especifica em torno da horta uma vez que os produtos fornecidos por esta ainda não estão em condições de serem usados, exceto as alfaces. À medida que os produtos forem ficando disponíveis serão doados as familias carenciadas que não tenham a possibilidade de os cutivar.

16.2. Anexos

 

Publicado por: Escola Básica e Secundária Miguel Torga, Sabrosa

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Professor coordenador da horta: Catarina Alexandra Gomes Carrêlo