Escola EB 2,3 da Maia (Ribeira Grande)

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A Horta existe à 6 anos

2. Área aproximada da horta (m²)

70 m2

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

A criação da Quinta das Faias, inicialmente, teve como objetivo criar hábitos de vida saudáveis. Após estes seis anos a Quinta tem um papel fundamental na formação dos alunos, uma vez que faz parte do currículo dos discentes, com formações dadas por técnicos competentes na matéria e respetivas monotorizações.

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

A Quinta tem sido uma aposta não só da escola como da Junta de Freguesia da Maia que nos auxilia em tudo o que está ao seu alcance. Mediante isto, temos de ano para ano inovado neste campo começando desde a criação de uma eco casa até este ano na Permacultura/Culturas em formas de Mandalas.

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 6
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Area Vocacional- Agricultura Biológica/Jardinagem
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 60
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 3
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 2

6. Como são envolvidas as famílias?

As famílias inicialmente são envolvidas transmitindo as suas experiências como também na cedência de sementes.

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Com a Comunidade o reconhecimento na obtenção dos nossos produtos biológicos, que são de excelência. Com os discentes, a obtenção dos resultados dos produtos agrícolas, que são produtos que são morosos no seu crescimento e posterior amadurecimento, uma vez que são biológicos. Assim sendo, é mais difícil controlar os seus anseios. Mas como os mesmos alunos já trabalham connosco algum tempo, sabem como é saudável ter produtos sem quaisquer tipo de aditivos ou utilização de pesticidas.

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

O trabalho da Quinta é dividida em 5 partes nomeadamente:
1-No interior da estufa trabalha uma equipa para manutenção das culturas
2-No interior da estufa trabalha mais uma equipa para elaboração de sementeiras, manutenção, reposição e rega das mesmas
3-No exterior, na quinta, trabalha uma equipa na remoção de plantas daninhas dos canteiros como reposição de sementeiras transplantadas da estufa
4- No exterior, na quinta, trabalha uma equipa para manutenção das cepes, flores e mandalas
5- No exterior, na quinta, trabalha uma equipa para rega do plantio

9. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo é feita com mistura de borra de café chá proveniente da escola como também farelo.

10. É feita compostagem?

Sim

10.1. Se sim, como e com que materiais?

Com restos hortícolas da cantina da escola e erva cortada do jardim da escola.

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

As culturas existentes são: abóbora, chila, couve, ervilha, tomate, salsa, coentros, favas, alho, cebola, cenoura, alho francês, batata doce abóbora, curgete, nabo, nêsperas.

13. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita a partir da drenagem das águas fluviais vindas das telhas e captadas para dois tanques de 2000 litros.

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Sim.

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

Temos uma parte da nossa estufa que, simplesmente, tivemos de mudar as culturas, rotação de culturas, para contrariar o ataque por as culturas como a couve e a curgete as folhas secavam ficando com um pó branco e a folha amarela e posteriormente apodrecia a raiz.

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Sim

15.1. Se sim, que espécies?

Temos um morcegário e casinhas para pássaros elaborados por nós.

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

Para este ano temos o nosso mercadinho que avançará nesta primavera como também a realização de um concurso de sopas, por cada turma que trabalha na horta, com produtos da sua horta para a realização de uma sopa realizada por eles na cantina da escola.

16.2. Anexos

 

Publicado por: Escola EB 2,3 da Maia (Ribeira Grande)

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Professor coordenador da horta: José Eduardo Correia Medeiros