EB 2,3 Dra. Maria Alice Gouveia

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

5 anos

2. Área aproximada da horta (m²)

cerca de 10 metros quadrados e um canteiro de ervas aromáticas

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

A importância da integração e da inclusão de pessoas com deficiencia e/ou outras exclusões, numa perspectiva também intergeracional é uma das motivações deste projeto.
A importância da sociedade sustentável com consciência de que podemos produzir alimentos seguros, sem aditivos nem pesticidas e consequentemente alimentar-mo-nos melhor e as questões da suscentabilidade tornam este projeto uma constante que tem vindo a ser acarinhado nesta escola.

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Acreditamos que a sociedade que aceita as diferenças e as aproveita, é uma nova sociedade impulsionadora na mudança dos paradigmas.
Todos temos um contributo a dar aos outros.
Os aspetos mais originais neste projeto são o facto de se tratar de um projeto de parceria entre uma instituição particular (IPSS - Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra, Quinta da Conraria) para pessoas com exclusão por deficiência ou outras e uma escola pública do ensino básico. O trabalho envolve alunos do currículo normal, alunos do curriculo especifico indididual e os nossos parceiros do projeto.

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 5-6
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: As disciplinas da área das ciências experimentais e das artes e das áreas específicas (alunos dos necessidades educativas especiais)
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 30 a 40
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 2-3
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: variável

6. Como são envolvidas as famílias?

As familias colaboram fornecendo aos alunos algumas plantas e sementes e mesmo alguns conhecimentos que nos relatos que nos trazem das suas experiências nas hortas dos avós.

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

O dia da horta é esperado com entusiasmo pelas turmas envolvidas. A experiência nova, a partilha de conhecimentos é interligada com os conhecimentos que aprendem no espaço das aulas que é de modo geral e teórico. Podem ligar os conteúdos leccionados quer nas aulas de Ciências ou mesmo de matemática com a atividade prática. Aprendem vendo e aprendem fazendo.

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os alunos são divididos em pequenos grupos com tarefas vigiadas e orientadas.
As turmas alternam num calendário estabelecido, de modo a não prejudicar os curriculos escolares.

9. Como é feita a preparação do solo?

O solo foi preparado sem aditivos e élimpo manualmente
No primeiro ano houve um aluno que trouxe «guano»(adubo de aves) e noutro, estrume de cavalo.
Desde que temos o compostor com composto formado, o solo é enriquecido com o «nosso» composto.

10. É feita compostagem?

Sim

10.1. Se sim, como e com que materiais?

Com a recolha dos resíduos da horta e da limpeza dos canteiros. Sobretudo folhas caidas, e raízes.

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

Este ano vamos dar mais importância à leguminosas como as favas e as ervilhas e feijão mas também já plantámos alfaces, couves, alho francês, cebolas,

13. Como é feita a gestão da rega?

A rega ainda é feita manualmente e dependendo do produto assim é escolhida o tipo de rega: em regos, ou na base ou em expressão

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

No entanto vamos colocar flores que afogentam algumas pragas nas bordaduras da horta

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

15.1. Se sim, que espécies?

Damos muita importância aos seres vivos responsáveis pela decomposição e que que se encontram no compostor pelo que por vezes fazemos trabalhos sobre alguns deles para apresentar à turma.

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

Além da ligação direta ao conteúdos estudados realizamos outras atividades como: algumas confeções de alimentos usando os produtos da horta e aprendem as técnicas de higiene e de preparação das refeições, isto com os alunos que tem atividades de culinária no currículo.
Na altura em que os alimentos estão maduros fazem-se pequenas vendas para angariar fundos para melhorar a horta.
Sempre que possível concorremos a concursos de modo a ver reconhecido o nosso trabalho.

16.2. Anexos

 

Publicado por: EB 2,3 Dra. Maria Alice Gouveia

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Professor coordenador da horta: Paula Gouveia Pinto Antunes Cabrita