Escola EB1/JI Caminha

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

8 anos a horta horizontal (pequena horta) e este é o 1º ano que existe horta vertical

2. Área aproximada da horta (m²)

pequena horta menos de 50m2 e horta vertical 4x3m e canteiro com 5 pneus de 70cm de diametro cada

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

A preocupação com o cuidado do meio ambiente é cada vez maior face aos grandes problemas ambientais da atualidade. Nesse sentido, a consciência, a responsabilidade e a procura de soluções simples mas eficazes que promovam um planeta sustentável são objetivos e diretrizes que nos orientam na procura da educação para a preservação da natureza. Uma dessas formas é através da transformação de pequenas ações em resultados saudáveis e criativos. Como exemplo prático dessa necessidade, apresentamos o desenvolvimento de uma horta vertical através da utilização de pequenos espaços em horta para produção de flores e plantas ornamentais e ervas aromáticas

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Um dos aspetos de maior relevo neste projeto "jardim de cheiros" é o seu enquadramento. Foi pensado, planeado e executado por toda a comunidade educativa (crianças e alunos, pais e encarregados de educação, professores e assistentes operacionais). Tem um espaço florido apresentado de forma vertical com garrafões. Estes garrafões tem um deposito de água permanente(também feito com garrafão) que permite à planta, flor, absorver a humidade existente. No plano horizontal temos um espaço muito bonito de canteiros feitos com pneus e rodeados de seixos onde colocamos as ervas aromáticas. Temos a rodear o espaço uma cerca de madeira que ajuda a proteger as flores e plantas dos movimentos mais bruscos que possam existir nesta zona de recreio.

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 7
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: conhecimento do mundo/estudo do meio
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 122
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 8
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: todos

6. Como são envolvidas as famílias?

Todos os familiares das crianças são envolvidos sendo-lhes pedido sementes e plantas para o nosso "jardim de cheiros". Também pedimos a alguns pais e familiares para nos ajudarem na plantação e na sementeira principalmente às pessoas que tinham prática na atividade.

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

O projeto horta vertical proporciona uma maior integração entre alunos, pois além da sensibilização sobre a necessidade de conservação dos recursos naturais e preservação do meio ambiente, o projeto contribui para a possibilidade de que a horta vertical pode ser realizada em outros espaços da comunidade, por exemplo, nas casas dos alunos e professoras, contribuindo com a consciencialização social.O projeto ainda conta com o desenvolvimento de experiências práticas sobre os vegetais, onde os alunos recebem informações sobre o cultivo de plantas, suas estruturas e necessidades, além de abordar temas como a importância da alimentação saudável e da reciclagem.

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é feita em sistema rotativo e todas as turmas são responsáveis por retirar as ervas daninhas. É sempre aproveitada a água das chuvas e feita uma reserva dessa mesma água para quando não chover poder regar. As turmas vão fazendo a manutenção com as Professoras ou com as Assistentes Operacionais em pequenos grupos.

9. Como é feita a preparação do solo?

O projeto foi dividido em etapas, iniciando com a escolha do local, observando aspectos ambientais como sol, água e condições para organizar os recipientes onde foi efetuado o plantio e a proteção de ventos fortes e frios. Esta escolha foi feita conjuntamente com os alunos, que foram levados a refletir sobre os fatores ambientais que influenciam o crescimento dos vegetais. Posteriormente os alunos recolheram os garrafões de plástico destinadas ao lixo. Na escola foram higienizados pelos alunos e recortados pelos adultos por questões de segurança. Por fim foram, montados e fixados com ajuda de todos, no local escolhido. A terra foi preparada com ajuda dos encarregados de educação que se disponibilizaram para ajudar. Foi utilizado fertilizante natural (vindo do nosso compostor)

10. É feita compostagem?

Sim

10.1. Se sim, como e com que materiais?

É feita a compostagem com as cascas da fruta do nosso refeitório, as folhas do nosso recreio e os paus (pequeninos ramos) das árvores do recreio. Os alunos também podem trazer de casa "material" para colocar no compostor

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

Já foi plantado na horta pequena: cebolo, batatas, couve flor, coração, favas, ervilhas e alface.
Já foi plantado na horta vertical: .salsa, morangos, flores da epoca

13. Como é feita a gestão da rega?

De uma forma geral aproveitamos a água da chuva (situámo-nos numa zona onde as chuvas são abundantes), aproveitamos a água da chuva para quando não chove e permitimos que os alunos tragam água do rio ou do poço.

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Para já ainda não

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

15.1. Se sim, que espécies?

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

Realização da feira da Primavera, venda de compotas, de legumes e vegetais durante o ano.

16.2. Anexos

 

Publicado por: Escola EB1/JI Caminha

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Professor coordenador da horta: Maria Manuela Fão da Costa Silva