Escola Básica de Ardido (Jardim de Infância e 1.º Ciclo)

a nossa horta bio

Horta pequena (até 50m²)

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 3 anos.

2. Área aproximada da horta (m²)

Horta pequena (até 50m²)

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

As motivações, tem por base:
- Envolver as crianças na sementeira da horta, colheita dos diferentes produtos e consumi-los nas refeições da escola;
- Acompanhar o crescimento das plantas, desde a germinação;
- Envolver a família dos alunos, como uma avó agricultora (plantação de morangos);
- Sensibilizar dos alunos, para a importância do consumo de produtos biológicos.

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Principalmente por ser uma horta no espaço/escola, cuidada pelos alunos com ajuda dos adultos (docentes e assistentes operacionais), os produtos resultantes serem confecionados no refeitório e consumidos pelos alunos.

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 3
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Estudo do meio, português, matemática e expressão plástica
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 60
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 2
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 1

6. Como são envolvidas as famílias?

Participando nas sementeiras e na sensibilização acerca do consumo de produtos da horta, salientando a vantagem de os produtos crescerem sem utilização de químicos.

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os pais dos alunos apreciam o envolvimentos dos seus educandos, na manutenção da horta (rega e recolha dos alimentos).

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção é assegurada por grupos de alunos, envolvendo alternadamente as crianças dos Jardim-de-Infância e/ou 1.º Ciclo.

9. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo foi feita com composto cedido pela câmara municipal, misturando com a terra existente, no espaço da horta, devido ao composto do ano anterior não ter resultado muito bem.

10. É feita compostagem?

Não

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

- morangos (plantação com cobertura de plástico);
- alfaces;
- favas;
- couves;
- espinafres;
- plantas aromáticas (alecrim de jardim, hortelã, coentros, salsa, hortelã pimenta, erva cidreira, ...
- alho francês;
- beringelas;
- couves;
- cenouras;
- tomateiros.
- árvores de fruto (physalis, romanseira, tangerineira, macieira, ...

13. Como é feita a gestão da rega?

- A horta tem tubos para instalação do sistema de rega gota-a-gora, estando a aguardar que o canalizador da câmara municipal venha acabar de instalar.
- Como este ano choveu muito, foi necessário regar a horta só de vez em quando, pelos alunos com a ajuda de regadores pequeninos, com a ajuda de uma assistente operacional.

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

15.1. Se sim, que espécies?

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

Os alimentos são confecionados no refeitório da escola e consumidos pelos alunos.

16.2. Anexos

 

Publicado por: Escola Básica de Ardido (Jardim de Infância e 1.º Ciclo)

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Professor coordenador da horta: Maria de Lurdes Ribeiro Machado