Escola EB 2,3/S Tomás de Borba

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Este projeto compreendeu o ano letivo 2015/2016

2. Área aproximada da horta (m²)

Coberta 288 Descoberta 450m2 aproximadamente

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Complementa o curso de Hortiflorifruticultura, e divulgação de praticas agrícolas sustentáveis entre os alunos.

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Criar oportunidades para despertar a vocação para a área agrícola.

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 2
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: 3
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 28
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 1
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 0

6. Como são envolvidas as famílias?

Alguns encarregados de educação aderiram à compra do material produzido e enviaram material para o cultivo.

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Houve maior valorização do trabalho dos alunos, aumento de auto-estima e integração dos alunos em atividades que envolviam os produtos, principalmente ligadas à gastronomia.

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Há uma divisão de tarefas conforme a aptidão física, entretanto há rotatividade, mesmo que temporária de todos por todas as tarefas, com a devida supervisão.

9. Como é feita a preparação do solo?

Análise do solo e correcção. É utilizado o moto-cultivador e a preparação manual.

10. É feita compostagem?

Sim

10.1. Se sim, como e com que materiais?

Compostagem de verdes em um compostor feito pelos alunos. Separação de material mais lignificado para posterior compostagem, caso consigamos um triturador.

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

Várias culturas em caráter experimental, alface, tomate, couve, acelgas, nabos, aromáticas e floríferas.

13. Como é feita a gestão da rega?

Rega manual com um sistema de rega por gotejo.

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Sim.

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

Houve o acompanhamento dos serviços agrários.

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

15.1. Se sim, que espécies?

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

Participação nas atividades da escola ligadas à confecção de alimentos, e gastronomia, venda de produtos em fresco pelos serviços da escola

16.2. Anexos

 

Publicado por: Escola EB 2,3/S Tomás de Borba

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Professor coordenador da horta: Andreia de Sousa Sozinho