Jardim de Infância/Escola Básica nº1 de Arganil

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Foi iniciada este ano letivo.

2. Área aproximada da horta (m²)

Aproximadamente 20 m2

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Em primeiro porque a nossa escola tinha pouca área jardinada, sem canteiros ou espaços onde as crianças pudessem exercitar algumas experiências nessa área. Através da auditoria ambiental ficamos também a saber que praticamente nenhuma criança sabia em que consistia a agricultura biológica, assim como os benefícios desta para a saúde e para o planeta. Por outro lado quisemos envolver os encarregados de educação, que nesta zona, ainda utilizam muitos produtos tóxicos na agricultura de subsistência .

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

De inicio pensamos em criar pequenas áreas de cultivo. Entretanto verificamos que a terra não permitia o cultivo de qualquer tipo de plantas (a escola foi construída num aterro cerâmico). Em contacto com o engenheiro agrónomo e em parceria com a junta de freguesia conseguimos a terra necessária para a horta. Planeamos em grupo o tipo de horta que pretendíamos construir e acabamos por agrupar, comparar e classificar diferentes tipos de plantas, desde as ornamentais, aquáticas, hortícolas (1 canteiro com legumes que se colhem acima da terra e outro com legumes que crescem debaixo da terra) as aromáticas e os catos. Recorremos então a antigas paletes que se encontravam abandonadas e com a ajuda dos alunos dos cursos profissionais, do nosso agrupamento, construímos os canteiros, que permitem às crianças circular entre eles e observar alterações no crescimento das suas plantações.

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 3
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Área da expressão e comunicação ( linguagem oral, matemática, expressão plástica) Área do conhecimento do mundo ( através das experiências com plantas) e Área da Formação Pessoal Social ( educação ambiental).
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 54
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 3
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 65

6. Como são envolvidas as famílias?

As famílias foram convidadas a participar no projeto, enviando sementes e plantas e participando na construção de alguns canteiros. Foi divulgado através de desdobráveis onde foi realçada a importância da agricultura biologia. As famílias participaram também enviando resíduos biológicos para o compostor e acompanhando a evolução do projeto. Em contexto de sala de aula as crianças falavam sobre algumas alterações na manutenção da horta em casa, como a substituição de adubos por fertilizantes orgânicos.

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Aferimos que o maior impacto foi sobretudo nas crianças envolvidas no projeto, não apenas pelo prazer na execução do mesmo, mas também pela responsabilidade que incutiam nos pais. Temos ainda agendada uma reunião com o responsável da C.M.A. para dar oportunidade às nossas crianças de se manifestarem quanto à utilização e possível redução de produtos toxicos nos espaços públicos. Pretendemos ainda distribuir, durante este mês, um desdobrável no mercado semanal, aos pequenos agricultores, com algumas soluções que podem reduzir a utilização de produtos tóxicos.

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção dos canteiros é feita pelas crianças de cada sala, responsáveis para o efeito, com base numa tabela semanal. Individualmente cada criança cuida do seu morangueiro.

9. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo foi feita com a terra que o Município local transportou para a escola e que as crianças utilizaram para encher os canteiros. Posteriormente e com ajuda do pessoal auxiliar, foi fertilizada com fertilizante orgânico (estrume de cavalo). Na preparação da terra dos catos foi utilizada alguma areia e brita. As crianças perceberam que determinadas plantas necessitam também de solos e tratamentos diferentes.

10. É feita compostagem?

Sim

10.1. Se sim, como e com que materiais?

Foi construído um compostor com paletes, onde as crianças colocam alguns resíduos do lanche, assim como os restos de legumes e frutas (cascas) utilizado no refeitório da escola, É também neste espaço que são colocadas as podas e restos de ervas (quando o relvado da escola é cortado). Durante os passeios ao exterior as crianças recolhem folhas secas que colocam no composto. É também aqui que se colocam os dejectos dos bichos-da-seda que tratamos na sala

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

Individualmente e utilizando garrafões vazios ( trazidos de casa) cada criança plantou um morangueiro e pode observar a formação do morango desde a flor. No exterior da escola foram também plantadas algumas árvores de espécies autóctones.

13. Como é feita a gestão da rega?

Para gerir a rega e numa óptica ecológica, foi desviada uma caleira para um depósito que retém a água da chuva necessária à rega. As crianças responsáveis pela rega (rotativo), utilizam baldes para manterem a terra dos canteiros húmida. Perto dos morangueiros foi colocada uma rede de sombra para reduzir a utilização da água.

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Devido ás ervas que crescem ali perto, apareceram alguns caracóis que utilizamos para pesquisar em contexto de sala de aula e depois foram colocados em lugares bem afastados dos nossos canteiros.

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

Os responsáveis pela rega verificam se encontram caracóis ou lesmas, retiram-nos para os baldes e são colocados num espaço afastado onde proliferam ervas daninhas. Também se recorreu à cinza para impedir que "visitem" os canteiros ou os morangueiros.

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Sim

15.1. Se sim, que espécies?

Temos peixes, no lago de plantas aquáticas e bichos da seda nas salas de atividades.

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

Como a horta foi plantada tardiamente, devido à construção dos canteiros e depois à espera que as plantas atingissem o crescimento necessário nos germinadores e ainda devido às condições climatéricas, não foi possível ainda recolher parte dos legumes. Contudo fizemos um chá com as ervas aromáticas, que degustamos em grupo e exploramos o olfacto com jogos sensoriais. Pretendemos fazer a colheita no final deste mês e confeccionar uma refeição vegetariana. Dia 24 de junho temos agendada uma visita de estudo à Mata da Margaraça para observar a biodiversidade local.

16.2. Anexos

 

Publicado por: Jardim de Infância/Escola Básica nº1 de Arganil

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Professor coordenador da horta: Jorge Manuel de Matos Silva