Centro Educativo dos Olivais

a nossa horta bio

Horta criativa (vertical, em vasos, ou outra que não esteja directamente no solo...)

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta em canteiro existe na escola desde 2010. A horta vertical está a ser criada este ano letivo de 2015/2016.

2. Área aproximada da horta (m²)

A horta em canteiro tem cerca de 9 m2, repartidos pelo solo e por dois canteiros em madeira imitando uma escada. Este ano temos também uma horta vertical feita com recurso a cestos da fruta (cerca de 12 unidades).

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Este espaço surgiu no sentido de alertar estes jovens, muitos deles oriundos da cidade, para a importância da agricultura e possibilitar que eles percebam como funciona todo o processo, desde a sementeira até à chegada dos alimentos à nossa mesa.
Com esta pequena horta escolar, pretende-se atingir os seguintes objetivos:
- Implantar a Horta, de forma interdisciplinar e vivenciada, onde a natureza possa ser compreendida como um todo dinâmico, e o ser humano como parte integrante e agente de transformação do ambiente em que vive.
- Otimizar o processo educacional destes alunos, mediante uma aprendizagem ativa e integrada permitindo-lhes ganhar conhecimentos teóricos e práticos sobre diversos conteúdos (jardinagem vs agricultura biológica);
- Proporcionar aos alunos experiências de práticas ecológicas para a produção de alimentos, de tal forma, que possam transmiti-las aos seus familiares e consequentemente, aplicá-las em hortas caseiras e comunitárias quando regressaram às suas coletividades.
- A existência de horta na escola é ainda importante para enriquecer e auxiliar a mudança de hábitos alimentares, e despertar o interesse dos alunos para a conservação do meio ambiente, através do aumento da sensibilização sobre as estações do ano e da compreensão do processo de produção de alimentos de qualidade( nutritiva e sabor);

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Este projeto tem por finalidade favorecer o equilíbrio dos ecossistemas e da biodiversidade, tendo por base os ideais da agricultura Biológica. A nossa horta prima pela conjugação de flores, plantas aromáticas, hortícolas e algumas espécies de pequenos frutos, no sentido de criar um espaço colorido e dinâmico. A criação deste espaço permitiu ainda o reaproveitamento de recursos (paletes, cestos de plástico de armazenamento de fruta, cujo destino era o lixo) e a reciclagem dos principais resíduos produzidos nos jardins através do processo da compostagem (relva,folhas, borra de café, cinza da lareira,...)

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 1
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Curso de operador(a) de jardinagem
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 7
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 0
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: Não se aplica

6. Como são envolvidas as famílias?

Não se aplica

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

- Permite o contato com outros profissionais, além dos professores, por exemplo, já veio ao Centro um produtor de aromáticas e produtos biológicos no sentido de dar o seu testemunho de vida e de trabalho.

-Integrado no Projeto Atelier das Profissões, os jovens puderam ouvir e esclarecer as suas dúvidas sobre a gestão dos espaços verdes e jardins da cidade com uma equipa técnica da Câmara Municipal de Coimbra;
- Permite falar da Biologia e acompanhar o desenvolvimento de um ser vivo;

-É uma atividade lúdica que desperta os sentidos, através do desenvolvimento de atividades interdisciplinares,
- Permite-lhes ainda saborear produtos de qualidade e perceber que não são necessárias grandes áreas para se produzir alguns alimentos.

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é da responsabilidade dos jovens que compõem o grupo de formação e pela Formadora da Formação Tecnológica de Jardinagem.
Como é um grupo pequeno, consegue-se que todos os jovens participem nas diversas tarefas a realizar durante o ano.

9. Como é feita a preparação do solo?

A preparação dos canteiros, é feita com o auxílio de algumas ferramentas como enxadas, ancinhos, sachos, plantadores, forquilhas e carrinho-de-mão.
Após procedermos à limpeza dos resíduos (restos de culturas e ervas) existentes no solo, revira-se a terra juntamente com a matéria orgânica a uns 15cm de profundidade, com a enxada. Com o ancinho, desmancham-se os torrões, retirando pedras e outros resíduos, nivelando o terreno, para posterior plantação das várias plântulas (que foram anteriormente semeadas na estufa), com a ajuda de um plantador.

10. É feita compostagem?

Sim

10.1. Se sim, como e com que materiais?

Conscientes da importância da reciclagem dos nossos resíduos, desde 2009 que fazemos compostagem.
O composto é a melhor forma de matéria orgânica para a horta/jardins. Este produto é obtido da compostagem dos resíduos dos jardins, em especial as folhas, as flores, a relva, os resíduos das podas (após serem triturados), alguns restos da cozinha e os restos da horta). Temos uma pilha feita no chão e três compostores em plástico.

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

13. Como é feita a gestão da rega?

Na horta vertical, a rega é feita recorrendo à gota-a-gota.
No canteiro, a rega é feita à mão com recurso a uma mangueira e regador.
Esta é uma área que no próximo ano queremos investir, através da criação de um sistema de reaproveitamento da água da chuva.

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Sim

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

A monitorização é feita de forma visual. O controlo de pragas e doenças é feito com o recurso de macerados (ex: alho; urtiga…), cinza da lareira e a utilização de consociações.

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

15.1. Se sim, que espécies?

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

Para além da participação em concursos como este, atualmente os alimentos colhidos vão no sentido de serem utilizados pelos jovens que estão em fase de autonomia e participam num treino de competências no sentido de perceberem como podem utilizar estes alimentos na sua alimentação quando regressarem à sua vida exterior ( confecionar sopas, doces, compotas,...).

16.2. Anexos

 

Publicado por: Centro Educativo dos Olivais

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Professor coordenador da horta: Ana Cristina de Almeida Nunes Delgado Vicente